CONTRIBUIÇÕES DA ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS RIPÁRIOS COMO TEMA TRANSVERSAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

ARTHUR FERRAZ DE CAMARGO

MARCEL OKAMOTO TANAKE

Ciências ambientais
Ciências naturais
Ensino de ciências
Transposição didática

Não informada

Não informada

PROFCIAMB USP

Ano: 2019

Ecologia é definida como a ciência responsável por estudar as distribuições e abundância dos organismos vivos no mundo, diante de fatores químicos, físico e biológicos. Assim, é de suma importância entender como as diferentes variantes dentro do meio ambiente influenciam no desenvolvimento dos organismos, e como as alterações ambientais afetam essa dinâmica de interações dos mesmos. Ecossistemas ripários conseguem apresentar uma variedade ainda maior de enfoques por caracterizarem faixas de transição entre ecossistemas terrestres e aquáticos, evidenciando assim aspectos ecológicos únicos da relação entre eles. O objetivo desse projeto é possibilitar e/ou facilitar a abordagem de temas acerca da Ecologia de Ecossistemas Ripários (EER) dentro da faixa escolar entre o Ensino Fundamental II e Médio, por meio de cenários ecológicos estudados pelo Grupo de Pesquisa em Ecologia de Ecossistemas Ripários, transpostos de forma didática. Para que essa transformação do conhecimento seja possível, o estudo utiliza o conceito de transposição didática, que representa a transformação dos saberes científicos em saberes escolares. A transposição didática serve de guia para a análise dos conteúdos publicados pelo Grupo de Pesquisa em Ecologia de Ecossistemas Ripários, corroborando na divulgação dos estudos do grupo para diferentes níveis escolares. Tais estudos representam situações diversas com alterações de relevo, conservação, tipo de cobertura vegetal, estágios de recuperação, qualidade da água, atividades de entorno, entre outros aspectos, que poderão ser associados às características de interesse trabalhadas pelo(a) professor(a) e ao conteúdo pertinente ao nível escolar em questão. Indo além, e pensando na acessibilidade, também é possível que o conteúdo de interesse seja impresso pelo(a) professor(a), para casos onde a interação no ambiente virtual não seja possível. Espera-se que, apesar de ser um assunto complexo, a transposição didática consiga aproximar os conhecimentos científicos em ecologia ao ensino básico, a fim de sensibilizar desde menores faixas etárias, sobre a importância da conservação desses ambientes, e que ela seja uma plataforma transversal, deixando os conceitos mais complexos ou simples, de acordo com a demanda dos interessados.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação