CONTROLE DAS CONTAS: CONTABILIDADE RURAL E SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR


 

Autor:

MARIA EDENILDA DA SILVA GALVÃO

 

 

 

Orientador:

AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS

 

 

 

Palavras Chaves:

Orientação pedagógica

Interdisciplinaridade

Conservação

Saber local

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Comunidade, saúde e ambiente

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2023

Resumo:

 

A pesquisa foi motivada por minha experiência na comissão da merenda escolar do IFAM Campus Humaitá. Nessa trajetória pude acompanhar as dúvidas operacionais apresentadas pelos agricultores familiares que participam do processo administrativo da chamada pública do IFAM campus Humaitá para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) assim como do descolamento do processo de formação dos educandos do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária da realidade desses agricultores locais. A pesquisa teve como objetivo elaborar orientação pedagógica de atividades interdisciplinares no âmbito do IFAM-Campus Humaitá a partir da contabilidade rural contextualizando os elementos de sustentabilidade na agricultura familiar da comunidade de Paraizinho, situada no município de Humaitá-AM. A pesquisa foi exploratória, com abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso. Foram utilizados estratégias e instrumentos de registros de dados que possibilitaram a identificação dos saberes dos agricultores familiares expressos no processo de controle de produção e de consumo referente à unidade de produção familiar, assim como a análise dos elementos de sustentabilidade da agricultura familiar identificados a partir de registros de dados de produção, consumo e trabalho. Os resultados permitiram elaborar uma orientação pedagógica de atividades interdisciplinares no formato de proposta de ação de extensão acadêmica no âmbito do IFAM destinada a educandos do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária do Campus Lábrea. O produto educacional formulado se estabelece nos princípios da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão como caminho experiencial de perceber e compreender o sentido e significado amplificado da agricultura familiar e sua importância na segurança alimentar e conservação ambiental.

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