CORPO E DOCÊNCIA: CONEXÕES DISJUNTIVAS PARA UM OFICINAR CORPORAL DESEJANTE


Autor:

MARIANA TOLENTINO DOS SANTOS

 

 

 

Orientador:

ANA ELISA DE CASTRO FREITAS

 

 

 

Palavras Chaves:

Oficinar

Corporeidade

Formação de professores

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2021

Resumo:

 

O presente trabalho parte de inquietações de uma docente pesquisadora com relação aos processos de formação de professores e a corporeidade. Discute-se a inseparabilidade entre história de vida e fazer pedagógico, problematizando a necessidade de corporificar a formação continuada com vistas a experimentação ativa da pesquisa de si. Como mecanismo de fuga e sobrevoo para pensar um novo olhar sobre formação continuada, propõe-se a compreensão desse momento como um ato de “oficinar”, tendo a arte como aliada para as vivências e provocações. Almeja-se compor um cenário de percurso metodológico possível para quem se aventura mediando formação docente, ao passo que discute a necessidade de criação de novos modos de produção de subjetividade que reflitam no ambiente escolar.

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