CULTURA MAKER E EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO EM INTERFACE COM BNCC E ODS

RENATA ARANTES DOS SANTOS SILVA

FERNANDA DA ROCHA BRANDO FERNANDEZ

Aprendizado de ciências

Educação para a sustentabilidade

Interdisciplinaridade

Teoria da autodeterminação

PROFCIAMB USP

Ano: 2023

As mudanças climáticas do Planeta Terra nos fazem repensar a forma de ser e estar no mundo. É urgente a necessidade de tomarmos medidas transformadoras, respeitando os limites da capacidade regenerativa da biosfera terrestre. Neste sentido, este estudo buscou sensibilizar as crianças para o desenvolvimento sustentável, como prevê as metas da Agenda 2030 da ONU por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Para tanto, tornou-se imprescindível articular saberes voltados à prática pedagógica no ensino de ciências, desenvolver conhecimentos científicos e metodológicos de ensino por intermédio da cultura Maker, vislumbrando as competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo principal desta pesquisa foi desenvolver um estudo investigativo sobre a motivação dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas para o aprendizado de ciências, apoiando-se na Teoria da Autodeterminação e recorrendo às práticas de atividades Maker. Com esse propósito, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola do município de Pirassununga, no estado de São Paulo. Aplicou-se um “Guia de Atividades Maker“, o qual é o produto educacional desta pesquisa, que contempla o material didático do aluno, imagens, vídeos informativos e vídeos tutoriais autorais. Para a coleta dos dados da pesquisa foram utilizados os experimentos contidos no guia (barquinho e carrinho) e o questionário IMI (Inventário de Motivação Intrínseca). Para a triangulação dos dados, também foi utilizado o experimento da maquete de casa sustentável e um questionário, ambos presentes no guia. Este estudo de caso, sob os aspectos qualitativos, envolveu o levantamento bibliográfico, ocupando-se da observação e interpretação dos dados e, sob os aspectos quantitativos, aplicando-se os métodos de estatística descritiva e estudo das médias para a análise dos questionários de motivação. Como resultado, os dados obtidos por meio dos questionários IMI indicaram o interesse dos participantes na realização dos experimentos, sugerindo que estas são atividades lúdicas. As ilustrações dos experimentos e os relatos dos participantes apresentaram os conceitos de desenvolvimento sustentável explorado durante a pesquisa. Considera-se, portanto, que as atividades Maker demonstraram ser interessantes e significativas para o aprendizado de ciências, sobretudo, no ensino para o desenvolvimento sustentável.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional