CURRÍCULO ESCOLAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO BERTIOGA –PARANAGUÁ/PARANÁ

ANA CLAUDIA FERREIRA DE ASSIS

LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT

Educação Ambiental

Currículo Escolar

Microbacia

Impactos Ambientais

Paranaguá-Pr

Não informada

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2023

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as propostas de desenvolvimento da Educação Ambiental, tendo como foco a abordagem do tema água no Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), especificamente nos componentes curriculares de Ciências e Geografia, nas séries finais do ensino fundamental. Na primeira parte do trabalho foi realizada uma busca pelo tema água no currículo proposto pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná, construído em consonância com a Base Nacional Curricular Comum. No segundo momento, como objetivo de subsidiar a elaboração de um produto educacional, foi aplicado um roteiro de entrevista com os professores de Ciências e Geografia, do Colégio Estadual Professora Carmen Costa Adriano, localizada na bacia hidrográfica do Ribeirão Bertioga, no município de Paranaguá-PR. Além da Vila dos Comerciários, a bacia hidrográfica do Ribeirão Bertioga compreende os bairros Parque Agari, Nilson Neves e Jardim Paranaguá. Esses bairros apresentam um forte adensamento urbano,fazendo da região uma área importante para o estudo de impactos ambientais, considerando a unidade bacia hidrográfica. Em atendimento à política nacional de Educação Ambiental, o estado do Paraná orienta, pela Deliberação nº 04/2013 –SEED/PR, que a Educação Ambiental seja trabalhada tomando como recorte territorial de atuação a unidade bacia hidrográfica na qual a escola está localizada. A geração de dados ocorreu com a realização de entrevista com os professores, com a intenção de analisar o conhecimento sobre currículo da rede estadual do Paraná, o tema água e a bacia hidrográfica do Ribeirão Bertioga. Como resultado foi elaborado um Guia Didático para trabalhar o tema nas escolas que estão localizadas na área da bacia hidrográfica do Ribeirão Bertioga.