DA FLOR AO POTE: O que as Abelhas Sem Ferrão nos ensinam?

INA MARIANI DE OLIVEIRA

WILLIAN MOURA DE AGUIAR

MARINA SIQUEIRA DE CASTRO

Abelhas sem ferrão

Meliponicultura

Agroecologia

Educação Ambiental

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2023

Essa pesquisa foi projetada com base na análise de um panorama ambiental desfavorável
às populações de abelhas sem ferrão, muito importantes na prestação de serviços ecossistêmicos, bem como, bastante suscetíveis aos impactos ambientais decorrentes de ações antrópicas, como desmatamento e uso indevido de agrotóxicos. Outro ponto observado e de grande relevância para o desenvolvimento desse estudo, foi a gradativa diminuição da criação dessas espécies como prática tradicionalmente desenvolvidas por comunidades indígenas, quilombolas e agricultores familiares. Diante de tal cenário, fez surgir o questionamento, objeto de estudo dessa pesquisa: Como fazer da criação de Abelhas Sem Ferrão uma ferramenta didática voltada à educação ambiental? O estudo visou colaborar para construção de um conhecimento participativo, valendo-se dameliponicultura como ferramenta didática, numa perspectiva agroecológica – de preservação das espécies ameaçadas e conservação da biodiversidade, assim como da valorização das práticas e saberes tradicionais e geração de renda. Por compreender a escola como um espaço próprio para troca de saberes e aprendizagens, fundamental e basilar no processo de formação de cidadãos críticos e reflexivos – para que estes possam intervir de forma consciente e ética modificando a realidade que os rodeia – que o ambiente escolar foi escolhido para a realização da pesquisa. Com a abordagem metodológica da pesquisa-ação, o trabalho foi realizado com uma turma de 20 estudantes matriculados do curso técnico em Agroecologia, em modalidade concomitante ao ensino médio regular, sediado na instituição pública Centro Educacional Renato Pereira Viana, localizado na sede do município de Lençóis – Chapada Diamantina – Bahia. Para tal, foram realizadas rodas de conversas, aulas de campo e atividades teóricas e práticas.
Como produtos educacionais o trabalho entrega um protótipo de meliponário, confeccionado pelos próprios estudantes ao longo do percurso metodológico, um kit educacional e uma maquete de ninho de uruçu, para serem utilizados como recursos didáticos em ações de educação ambiental. No decorrer desse estudo, foi possível perceber um amadurecimento significativo dos estudantes envolvidos, corroborando a importância do incentivo à educação e à pesquisa, bem como ao estímulo e à valorização do protagonismo juvenil na formação dos sujeitos.