DANDO VIDA AO IMAGINÁRIO: A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARACAJU – SE

CHRISTIANNE DE JESUS SANTOS

FLORISVALDO SILVA ROCHA

Mapas Mentais

Educação Ambiental

Representação

Projeto Estruturante:

PROFCIAMB UFS

Ano: 2023

A abordagem sobre mapas mentais na presente pesquisa foi motivada pelas orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular que sugere o tratamento sociocultural e humanista para o ensino básico. Os mapas mentais são desenhos concebidos a partir da experiência humana que remetem à expressão da afetividade, do consciente e, muitas vezes, do inconsciente humano. Nesse contexto, eles compuseram o instrumental desta pesquisa, que teve como objetivo verificar a aplicabilidade dos mapas mentais como representação da natureza, em busca de indícios de compreensão e engajamento às questões socioambientais dos discentes do Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, em Aracaju/SE. Tratase de uma pesquisa qualitativa, aplicada e descritiva, com caminho metodológico desenvolvido a partir de questionário semiestruturado e aplicação de mapas mentais aos discentes do primeiro ano do novo ensino em tempo integral, no segundo semestre de 2022. Essa investigação esteve alicerçada nos procedimentos de Kozel para análise dos mapas mentais e Bardin para análise do conteúdo. Os mapas mentais iniciais da maioria dos discentes apontaram desconhecimento sobre os conceitos relacionados à natureza e descaso às questões socioambientais, além de particularidades sociocomportamentais. A pesquisa vem sinalizar a necessidade de um maior estreitamento entre as práticas pedagógicas que considerem o pensamento e vivências dos discentes, bem como a necessidade de serem refletidas as práticas docentes, a fim de que seja possibilitada a efetivação dos papéis da instituição escolar. Como produto técnico desta pesquisa foi desenvolvido um guia prático digital sobre a estratégia da utilização de mapas mentais na educação ambiental, contribuindo de forma significativa para subsidiar propostas didático-pedagógicas, visando uma educação ambiental reflexiva.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação