DIVERSIDADE CULTURAL NA DIVERSIDADE ALIMENTAR: A COMIDA DA TRÍPLICE FRONTEIRA

Alimentação

Conservação da agrobiodiversidade

Ensino de espanhol contextualizado

Epistemologias, diversidades e formação humana

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2018

As escolhas alimentares são realizadas como consequências de processos sociais e culturais. A cultura expressa na comida está relacionada às estratégias de conservação da agrobiodiversidade local. A diversidade linguística e cultural presente na Tríplice Fronteira formada por Tabatinga (Brasil), Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru) reflete diretamente nas escolhas alimentares de seus habitantes. A pesquisa teve como objetivo desenvolver material didático em Língua Espanhola relacionando a conservação da agrobiodiversidade e comida de forma contextualizada. Para isso, buscou-se identificar, no cotidiano dos discentes, a variedade de comida consumida na Tríplice Fronteira; caracterizar, a partir das percepções dos discentes, os componentes da agrobiodiversidade utilizados no preparo das diferentes comidas locais; além de estruturar conteúdos programáticos da Língua Espanhola correlacionando-os com a variedade de comida, o saber e a agrobiodiversidade local para o ensino contextualizado. A pesquisa foi realizada com discentes do 2º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amazonas – campus Tabatinga, município de Tabatinga, Amazonas. Buscou-se compreender, por meio das interações dos seres humanos (saber dos discentes), a circularidade recursiva existente entre a cultura expressa na comida e a conservação da agrobiodiversidade local. Utilizou-se a abordagem teórica da complexidade sistêmica como fio condutor da pesquisa e adotou-se o modelo de Estudo de Caso Contextualizado. Percebeu-se que a comida da Tríplice Fronteira é formada a partir da mistura cultural ali presente, recebendo influências indígena, brasileira, colombiana e peruana, independente de divisões geopolíticas. Diante da realidade de um sistema de ensino que prioriza a disciplinaridade e aprofunda a desarticulação do conhecimento no âmbito educacional, confirmou-se a importância de material didático que possibilitasse a interligação dos saberes por meio das Ciências Ambientais.

Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional