Autor:
LUCÍLIO LOPES MOTA
Orientador: EDUARDO MARTINELLI FILHO
Coorientador: SARA GURFINKEL MARQUES DE GODOY
Palavras Chaves: Ciências ambientais ODS 14 Área costeira Mitigação Pará Amazônia azul
Linha de Pesquisa: Ambiente e Sociedade
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPA
Ano: 2023 |
Resumo:
O litoral do estado do Pará é formado de rico mosaico ecossistêmico, predominando restingas e mangues influenciados pelo rio Amazonas, além de canais e ilhas. A região possui elevada biodiversidade, requerendo urgente proteção, pois é afetada por impactos ambientais como assoreamentos, erosão, sobrepesca e depleção dos manguezais. Neste sentido a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano – 2021 a 2030), focando para Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida na Água), da Agenda 20-30. Entretanto, uma problemática muito observada atualmente se refere a pressão antropogênica e suas consequências para a zona costeira. Direcionado a promoção do ensino sustentável oceânico para escolas públicas da região, utilizamos uma metodologia qualitativa-quantitativa no município de São João da Ponta, aproveitando a especificidade regional. Para o intuito do projeto foi utilizado pedagogicamente e didaticamente o oceano como tema gerador na linguagem Freiriana em sala de aula, buscando sempre trazer a zona costeira adjacente para a realidade dos discentes. Para validar a pesquisa, desenvolvemos como produto uma cartilha da cultura oceânica, utilizada dentro de uma sequência didática, inspirada em material original da UNESCO e adaptada para a cultura oceânica costeira da região. Em sala de aula, um questionário com 10 questões sobre a temática oceânica foi aplicado antes e depois da execução das aulas. Foram escolhidas 2 turmas do 9° ano (A e B) de uma mesma escola, sendo que em uma foi aplicado o questionário e realizado seis aulas e na outra foram aplicados o questionário e as mesmas aulas com o apoio da cartilha da cultura oceânica. Após análise estatística do questionário respondido pelas turmas, foi observado que na Turma A, onde foi apresentada a cartilha, ocorreu um aumento significativo de acertos, em relação a Turma B. Isto indicou a relação positiva entre o uso da cartilha nas aulas como ferramenta fundamental para auxílio no ensino e divulgação da década da ciência oceânica. |
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