DO CAMPO À SALA DE AULA: TEMAS AMBIENTAIS COMO ESTRATÉGIA DO ENSINO INTRODUTÓRIO À TOPOGRAFIA


 

Autor:

ABÁRBARA DANI MARQUES MACHADO CAETANO

 

Orientador:

EDIVÂNIA DOS SANTOS SCHROPFER

 

 

 

Palavras Chaves:

Ensino de Ciências Ambientais

Ensino de Matemática

Práticas de Campo

Produto Educacional

 

 

 

Linha de Pesquisa:

Recursos Naturais e Tecnologia

 

Projeto Estruturante:

Tecnologias e mídia na Educação

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2020

Resumo:

 

Este projeto foi desenvolvido a partir da detecção das lacunas encontradas nos conhecimentos dos discentes do 1º ano do ensino médio do curso Técnico em Agropecuária no que tange a geometria e trigonometria aplicadas aos estudos topográficos, a partir das constatações de dificuldades básicas de conceitos e aplicações de ângulos e distâncias localizados no plano vertical e/ou horizontal. Diante destes fatos o objetivo geral deste projeto foi correlacionar o estudo da geometria e trigonometria aplicadas aos temas ambientais no contexto da Topografia no âmbito de microbacias hidrográficas na cidade de São Gabriel da Cachoeira – AM. Com o intuito de cumprir o objetivo geral foi proposto como objetivos específicos; aplicar os princípios da trigonometria na mensuração da declividade de um ponto de uma microbacia hidrográfica; quantificar e correlacionar com a legislação a presença de Área de Preservação Permanente (APP) em um ponto de uma microbacia hidrográfica a partir dos conhecimentos geométricos e trigonométricos; produzir um material didático pedagógico que possibilite compreender e relacionar a geometria e trigonometria na sala de aula no âmbito de microbacias hidrográficas no ensino da Topografia. A abordagem metodológica trabalhada foi a pesquisa-ação que consistiu em realizar aulas expositivas, oficinas de construção de materiais alternativos para o trabalho no campo, visualização de imagens no Google Earth Pró e saídas de campo. Todas as atividades desenvolvidas foram avaliadas qualitativamente por meio de mapas mentais e mapas conceituais, e através dos resultados obtidos pode-se através destes instrumentos avaliar a significância e a internalização dos conhecimentos compartilhados, onde com o auxílio destes pode-se perceber nos detalhes o reflexo da aprendizagem adquirida pelos discentes. Todas estas atividades geraram um produto educacional sendo este um website denominado Matemáticas Ambientais, neste há uma composição de tutoriais de atividades práticas que envolvem cálculos contextualizados nas ciências ambientais.

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