DO PERTENCIMENTO À VALORIZAÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA TEREZINHA GONÇALVES NOVAES EM QUIXABEIRA – BAHIA: uma proposta de arborização urbana e requalificação de espaços formais de educação

FÁBIO DOS SANTOS REIS

GILBERTO MARCOS DE MENDONÇA SANTOS

Coorientador:

WILLIAM MOURA AGUIAR

Educação ambiental crítica

Pertencimento

Arborização urbana

Requalificação paisagística

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2020

O crescimento urbano ocorrido na história recente provocado entre outros fatores pelo grande número de pessoas que saíram do campo em direção à cidade, tem diuturnamente criado desafios de vivência nas urbes. Um desses desafios está relacionado às questões de ordem ambiental. São desafios ligados à preservação e ampliação das áreas verdes; ao cuidado que se deve ter com a arborização urbana, para que esta atenda também sua função social; as estratégias capazes de incentivar a participação dos cidadãos e dos espaços de educação para melhor cuidar da natureza presente em seu lócus; e entre vários outros desafios, tem-se também o de fazer com que a escola promova a educação ambiental a partir dos problemas que afetam a realidade de seus estudantes. Assim, a partir desta perspectiva, a trajetória desta pesquisa, que foi pautada nas teorias estabelecidas pela educação ambiental crítica, cuja premissa é promover a emancipação do sujeito tornando-o partícipe e agente atuante na realidade circundante, buscou a promoção da educação ambiental na escola com foco na requalificação paisagística e na arborização urbana, partindo de um processo metodológico que fortalecesse o sentimento de pertencimento dos estudantes envolvidos. Desta forma, a pesquisa, intitulada: Do Pertencimento à valorização: Educação Ambiental Além dos Muros da Escola Terezinha Gonçalves Novaes em Quixabeira Bahia – Uma proposta de arborização urbana e requalificação de espaços formais de educação, baseou-se nos elementos da pesquisa-ação e apresenta uma abordagem qualitativa. Traz um discurso fundamentado na importância da escola promover ações de educação ambiental capazes de ir além da discussão em sala de aula. A pesquisa, que teve como objetivo geral, promover a arborização urbana e requalificação paisagística como instrumento que favoreça o estabelecimento de vínculos de pertencimento ambiental entre estudantes e moradores de Quixabeira – Bahia, intuiu-se também em criar possibilidades para solucionar ou minimizar os problemas da arborização urbana local, a partir de uma proposta interventiva envolvendo escola e comunidade. A escola, por meio da proposição de realização de uma sequência didática que desemboca na construção de um viveiro de produção de mudas a serem doadas para arborização urbana; e a comunidade por meio de um projeto de lei de iniciativa popular para regulamentar as áreas verdes e incentivar a educação ambiental. O processo de construção dos produtos se deu a partir da criação de um espaço privilegiado de discussão com os estudantes, realização de oficinas, de diagnóstico arbóreo, de aplicação de questionários. Partindo-se da pergunta: como ações de requalificação ambiental e paisagística de ambientes escolares e urbanos podem contribuir na formação de cidadãos emancipados e promover o sentimento de pertencimento?, a pesquisa fundamentou-se teoricamente em vários autores, entre eles: Reigota, Jacobi, Layrargues, Sorrentino, Guimarães, Loureiro. Mediante uma metodologia voltada para ações colaborativas e participativas, buscou compreender o olhar jovem dos estudantes sobre os problemas ambientais de ordem local.