Autor:
ANGELA JEANE SALLES RODRIGUES
Orientador: MANOEL FLORES LESAMA
Coorientador: FLAVIA FAZION
Palavras Chaves: Docência compartilhada Interdisciplinaridade Período de ensino remoto Educação Básica Educação Ambiental
Linha de Pesquisa: Não Informada
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPR
Ano: 2023 |
Resumo:
Neste estudo, enfocamos a prática docente no contexto da utilização da docência compartilhada, pautada na perspectiva interdisciplinar, durante o cenário de pandemia da Covid-19. Essa estratégia foi adotada como meio para abordar a Educação Ambiental no formato remoto, considerando a suspensão das atividades presenciais. A pesquisa objetivou explorar e debater a prática da docência compartilhada na educação básica, sendo conduzida por meio de uma abordagem pesquisa participante. O desenvolvimento da pesquisa teve origem na implementação da docência compartilhada por professores da educação básica no ensino remoto, no município de Matinhos, contemplando duas turmas de diferentes instituições de ensino. Os docentes realizaram observação conjunta das gravações das aulas, e suas intervenções foram analisadas durante a reflexão sobre a prática docente. Os gestos do professor durante o ensino remoto com docência compartilhada em Educação Ambiental foram discutidos, assim como examinado os espaços de debate sobre as experiências interdisciplinares nesse contexto. Buscamos compreender como a discrepância entre o prescrito e o realizado influencia os processos de reelaboração das atividades individuais e coletivas. Como conclusão, destaca-se que a discussão sobre a relação entre o prescrito e o realizado demanda uma abordagem de reorganização individual e coletiva do trabalho onde emerge o desenvolvimento da atividade, sendo fonte de energia da criatividade. Este estudo enfatiza a docência compartilhada como uma dimensão desenvolvimental do trabalho docente, especialmente em períodos desafiadores, proporcionando a criatividade da atividade essencial para o aprimoramento das práticas educacionais. |
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