Autor:
RAIMUNDO ERNANE DE SOUZA PIRES JUNIOR
Orientador: AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS
Palavras Chaves: Trilha Virtual Tecnologias de Digitais de Informação e Comunicação Ensino das Ciências Ambientais
Linha de Pesquisa: Não Informado
Projeto Estruturante: Tecnologias e mídia na Educação
Instituição: PROFCIAMB UFAM
Ano: 2018 |
Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um produto educacional, denominado “e-Trilha”. Este consiste em um aplicativo colaborativo para uso em dispositivos móveis capaz de virtualizar trilhas educativas demonstrativas. O aplicativo resultou da pesquisa da trilha existente no Instituto Federal de Educação IFAM, Campus Tabatinga, considerada como Caso Único. O Aplicativo foi construído para ser uma ferramenta de uso prático em atividades acadêmicas no Ensino das Ciências Ambientais, podendo, portanto, ser incluído de forma efetiva na elaboração de estratégias metodológicas, tendo desta forma, grande contribuição à práxis pedagógica e ao processo de ensino e aprendizagem. O estudo apresenta passo a passo a construção do aplicativo, demonstrando detalhadamente, como se utilizou recursos e métodos norteadores oriundos da Engenharia de Software. A pesquisa foi fundamentada em preceitos teóricos da complexidade sistêmica sugerido por Morin (2000), o que possibilitou a compreensão de como se dá a construção do conhecimento a partir de uma visão complexa. Para tanto, foi considerado a subjetividade de cada indivíduo no processo de apreensão do conhecimento. Utilizou-se ainda da ideia de acoplamento estrutural sugerido por Matura e Varela (2001) como orientação para se compreender em sua essência, como estabelecer uma interação efetiva entre dois sistemas dissimilares, ou seja, o uso concreto da interoperabilidade sistêmica entre a trilha educativa demonstrativa (sistema real), e o e-Trilha (sistema computacional). Desta forma a pesquisa pode evidenciar como as Tecnologias de Digitais de Informação e Comunicação – TDICs podem contribuir para o Ensino das Ciências Ambientais. |
|
||
|