“ECOMAR” UM BLOG COMO RECURSO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR PARA FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO


 

Autor:

MARISTELA SOUZA DA SILVA

 

 

 

Orientador:

WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARÃES

 

 

 

Palavras Chaves:

Ambiente virtual de aprendizagem

Ecossistema aquático

Resíduos sólidos

Água

 

 

Linha de Pesquisa:

Recursos Naturais e
Tecnologia

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2021

Resumo:

 

A vida na água é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, tendo como uma de suas metas, a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, principalmente, porque o ambiente marinho encontra-se cada vez mais ameaçado pelas ações antrópicas. Almejando atingir essa meta, este projeto de atuação teve como objetivo geral, produzir um blog como recurso pedagógico interdisciplinar para formação de sujeitos ecológicos, fundamentada na aprendizagem online na perspectiva construtivista e nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa e quantitativa do tipo pesquisa participante e consistiu em três etapas: diagnóstico situacional e escolha do grupo amostral; desenvolvimento do protótipo; sondagem do conhecimento do estudante sobre o blog. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar localizada no município do Paulista/PE. Em seguida, foi desenvolvido um blog na plataforma WIX. A validação do produto educacional ocorreu por meio de aulas remotas e questionários online aplicados
com os estudantes das séries finais do ensino fundamental II, professores e especialistas da área da educação ambiental e de tecnologia educacional. Os resultados indicaram que o blog ECOMAR como ambiente virtual é uma fonte de pesquisa, informação e interatividade de grande importância para conservação dos ecossistemas marinhos, como também pode ser um recurso tecnológico utilizado em todos os componentes curriculares. Portanto, consideramos o blog ECOMAR, como uma plataforma de aprendizagem colaborativa, que oportuniza o docente a interagir com seus estudantes e os demais leitores, promovendo o diálogo, a publicação e autoria de textos, fotos, músicas, podcasts, atividades, entre outras ações educativas que contribuem para formação do sujeito ecológico
.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional