ECOPR@IA: Educação Ambiental crítico-escolar para o ensino das Ciências Ambientais na zona costeira paraense, Salinópolis-PA


Autor:

VANDYSON CLEYTON PINA COSTA

 

 

Orientador:

JOSÉ EDUARDO MARTINELLI FILHO

 

 

 

Palavras Chaves:

Interdisciplinariedade

Didático-Pedagógico

Práxis

Dialogicidade

Problematização

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPA

 

Ano: 2021

Resumo:

 

O Ecopr@ia é uma mediação pedagógica baseada na aprendizagem significativa que toma as praias da Ilha do Atalaia como objeto de estudo. Sua proposta de ensino perpassa pela ação cognoscível de investigação dos problemas ambientais associados aos ecossistemas de praia e objetiva inserir ao contexto escolar a perspectiva crítica da Educação Ambiental em instituições da rede pública de ensino. Trata-se de um estudo do ambiente amparado pela contextualização, reestruturação curricular e interdisciplinariedade, o protótipo de aplicativo é constituído por pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem educacional freireana no intuito de reinterpretar a teoria dialógico-problematizadora aqui atrelada ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). O público alvo do produto educacional são os alunos do 8o e 9° anos do ensino fundamental II das escolas do município costeiro de Salinópolis, localizado na Mesorregião do Nordeste Paraense, onde ocorrem práticas inclusivas de degradação e impacto ambiental, tais quais, edificações em ambientes de praia e pós-praia, tráfego de veículos automotivos, concentração de resíduos sólidos, áreas de acúmulo de lixo, lançamento de efluentes líquidos domiciliar à praia e barreiras de contensão aos processos hidrodinâmicos. Metodologicamente as praias do Farol Velho e Atalaia foram investigadas por análises In Loco e aplicação de formulários para o levantamentos de transectos de 100 metros distribuídos na ilha e padronizados segundo o tipo de degradação ambiental dominante, os registros foto-cartográficos da investigação constituiram o desenvolvimento icicial do protótipo elaborado na plataforma de aplicativos de linguagem informacional simplificada MIT App Inventor, para posteriormente ser aprimorado por docentes da educação básica, pedagogos e professores das disciplinas: Ciências, Estudos Amazônicos, Geografia e História, segundo a técnica medidas de opinião e atitudes para consequente validação do produto educacional Ecopr@ia, o que trouxe a viabilidade pedagógica da proposta. Os resultados alcançados apontaram para um protótipo de aplicativo constituído em espaços de personalização do ensino elaborados em salas virtuais de trasmissão de conteúdos significativos à aprendizagem contextualizada, esse espaço denominado “Papo paid’égua”, conta com um sistema de armazenamento em nuvem dos arquivos que possibilita o livre acesso das turmas aos conteúdos criados. Como forma de refletir sobre uma das problemáticas ambientais mais discutidas na atualidade, em “Microplásticos”, associa-se a contaminação por micropartículas à “indústria do plástico”, além de contextualizar a questão com demonstrações de imagens microscópicas da distribuição desses materiais na zona costeira paraense. Em caráter ainda contextual, embora mais descritivo, a seção do protótipo designada por “Fotos” sintetiza os registros iconográficos descrevendo-os conforme situações de insustentabilidade ambiental nas praias investigadas, com isso registra-se possíveis temais iniciais para a utilização da ferramenta. Em “Mapas”, consta as produções cartográficas da pesquisa como forma de incentivar práticas de visualização do espaço imediato. Com isso, a abordagem temática pretendida é alcançada como uma
mediação pedagógica plausível a ser utilizada em espaços formais da educação do município de Salinópolis.

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