EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA – PERCEPÇÃO DE ALUNOS COM RELAÇÃO AO CANAL EXTRAVASOR DNOS EM PONTAL DO PARANÁ – PR

MARCIO NEY WENCESLAU

CHRISTIANO NOGUEIRA

Educação Ambiental

Percepção Ambiental

Canal DNOS

Escolas Sustentáveis

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2018

A base das ações educativas deve visar a formação de cidadãos éticos e participativos que estabeleçam uma relação respeitosa e harmoniosa com o meio em que vivem e consigo mesmos. Para tanto, somente por meio de atividades que envolvam uma comunidade por inteiro, pode-se desenvolver com sucesso um projeto integrado de educação. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar a percepção ambiental de alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Hélio Antônio de Souza, localizado no município de Pontal do Paraná – PR enquanto um processo participativo, onde envolveu uma série de fatores sensoriais, subjetivos, valores sociais, culturais e ambientais em relação ao espaço natural e transformado. Para isso, o objeto de estudo foi o canal extravasor denominado DNOS. Como metodologia utilizou-se da Observação Participante para a coleta dos dados e análise. Verificou-se, através deste método, que houve um aprendizado significativo nas temáticas ambiente, saúde e biodiversidade das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, bem como permitiu-se perceber as limitações relacionadas às formas tradicionais de ensino. Com o resultado desta pesquisa, permitiu-se a construção de um protocolo de ações contendo as técnicas utilizadas. Esse protocolo poderá servir como apoio a professores da Educação Básica quanto ao desenvolvimento de ações que envolvam Educação Ambiental construindo assim, possibilidades futuras de pesquisa percebendo o quanto são importantes as técnicas utilizadas aqui para o desenvolvimento desta metodologia em pesquisa qualitativa, mostrando também como um trabalho de campo pode vir a ser compensador na obtenção dos resultados.