EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: DA FORMAÇÃO AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DA CAATINGA EM CORONEL JOÃO SÁ/BA PELO EXTRATIVISMO DE MINÉRIOS.


 

 

Autor:

RAUL MAURICIO ARAGÃO SOUZA

 

 

 

Orientador:

ALBERLENE RIBEIRO DE OLIVEIRA

 

Coorientador:

RENATA NUNES AZAMBUJA

 

 

 

Palavras Chaves:

Sociedade/Natureza

Extrativismo de minérios

Educação Ambiental Crítica

Interdisciplinaridade

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informado

 

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFS

 

Ano: 2021

Resumo:

 

A relação desequilibrada sociedade – natureza, ocasiona desigualdade socioambiental, que fica evidente na apropriação desenfreada do homem sobre a natureza, trazendo mudanças na constituição dos espaços geográficos, sejam bióticos, abióticos e sociais, em detrimento da geração de riquezas diante da desapropriação e degradação de bens naturais. Diante disso, o extrativismo de minérios é uma atividade de elevada capacidade de degradação socioambiental e somada a essa característica ocorre a ausência fiscalizadora, o que potencializa a relação de destruição dos bens naturais. Essa interferência do homem no ambiente, traz uma taxa de aniquilação de muitas espécies em proporções muitas vezes superior à extinção natural. Nesse sentido, a Educação Ambiental crítica nas escolas é um caminho para discutirmos os problemas socioambientais. Neste ínterim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos socioambientais de extrativismo de minérios em Coronel João Sá/BA observando as condições dos trabalhadores e o potencial de degradação socioambiental. Este trabalho analisa uma área de extração de rochas no município de Coronel João Sá, localizado no nordeste do estado da Bahia, região de semiárido com concentração de rochas ígneas provenientes do escudo cristalino da unidade geológica da Borborema. Visto isso, fez-se utilização do método sistêmico para a compreensão da relação integrada entre sociedade/natureza. Desse modo, a natureza da pesquisa é de caráter quali-quantitativo, visto que ambas são complementares para se chegar à obtenção de resultados. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O produto didático resultante do trabalho foi um ambiente virtual de comunicação para veiculação de material Vídeo Documentário gerado ao longo da pesquisa intitulado “A Pedra dos Sonhos e das Necessidades”. Conclui-se que o processo de extrativismo de minérios no município necessita de regulamentação e organização do licenciamento ambiental e fiscalização da atividade pelo poder público, pois ocorre o processo de degradação da natureza e precarização do trabalhador, como também ficou evidente a importância da inserção de atividades interdisciplinares no estudo do meio para uma visão crítica dos problemas socioambientais. Destarte, essa pesquisa buscou a
partir da educação ambiental crítica instigar os atores sociais a pensar de forma mais criteriosa e reflexiva acerca dos problemas socioambientais provenientes do extrativismo de minérios, afim de que ocorra a mudança de valores e a transformação social.

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