EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO AÇUDE PINDORAMA/BA: A RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE POR MEIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


Autor:

GILBERTO JACÓ CARVALHO SANTOS

 

Orientador:

MÁRCIA ELIANE SILVA CARVALHO

 

Palavras Chaves:

Ciências Ambientais

Recursos Hídricos

Revitalização

 

Linha de Pesquisa:

Não informado

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFS

 

Ano: 2020

Resumo:

 

A preocupação com o meio ambiente foi intensificada nas últimas décadas do século XX e
tornou-se mais reflexiva nos diversos contextos sociais. Diante disso, surgiram inúmeras iniciativas nos diferentes segmentos da sociedade com o propósito de promover ações sustentáveis no contexto educacional que estimulam o desenvolvimento de práticas ambientais. A presente pesquisa busca analisar a relevância do desenvolvimento de práticas pedagógicas para a revitalização do açude Pindorama no município de Heliópolis/Bahia. O açude encontra-se degradado em decorrência da grande quantidade de efluentes domésticos e resíduos sólidos que são despejados nas suas margens. O método de pesquisa utilizado é o hipotético-dedutivo e o percurso metodológico se constituiu através de ações pedagógicas que envolvem 100 discentes e 12 docentes do Colégio Estadual José Dantas de Souza e a população que vive no entorno do açude Pindorama, num total de 219 habitantes. Com os discentes, foram realizadas atividades pedagógicas que despertaram novos olhares quanto à importância do açude Pindorama. Com a comunidade local, sensibilizá-los quanto às questões socioambientais e o seu reconhecimento como parte do açude. Através da abordagem de análise quali-quantitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 30 moradores do povoado Pindorama, palestra de educação ambiental, observações de campo e revisões bibliográficas em literatura específica sobre recursos hídricos, bacias hidrográficas, sustentabilidade, interdisciplinaridade, educação ambiental e práticas pedagógicas. Em seguida, buscando identificar a relação entre os sujeitos com suas respectivas comunidades e com a água, foram propostas práticas pedagógicas, tais como: saída de campo, oficina do método de aplicação do Protocolo de Avaliação Rápida, aplicação do Protocolo de Avaliação Rápida e oficina de cartografia. Através destas atividades foi possível observar o interesse e participação dos discentes e docentes na palestra e oficinas ao expressarem questionamentos e vivências sobre a temática ambiental. O mesmo ocorreu com a comunidade local ao participarem das entrevistas e relatarem as problemáticas do açude Pindorama. Por fim, a culminância foi essencial para apresentar a comunidade escolar e local os problemas socioambientais do açude, como também promover a sensibilização ambiental de outros sujeitos. Como produto foi elaborado uma sequência didática de todas as atividades desenvolvidas visando criar um documento para práticas sustentáveis. Conclui-se que promover educação ambiental não é somente perpassar por diversas áreas do conhecimento, mas também pensar em práticas pedagógicas que contribuem para novas reflexões e ações dos discentes e da comunidade local sobre a problemática socioambiental encontrada no açude Pindorama. 

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