EDUCAÇÃO AMBIENTAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Autor:

KETHELIN BORGES MACHADO

 

 

Orientador:

ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA

 

 

 

Palavras Chaves:

Reciclagem

Reaproveitamento

UEPS

Sequência Didática

Ensino de Ciências

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEM

 

Ano: 2022

Resumo:

 

A poluição ambiental é um dos graves problemas ambientais que colocam em risco a sociedade e a manutenção dos ecossistemas. Considerando esse cenário e a complexidade que envolve a problemática ambiental, é importante que as escolas, não mais de forma ingênua, realizem ações que conversem com os diversos saberes curriculares com uso de ferramentas e estratégias de ensino que sejam potencialmente significativas. Assim, esta dissertação apresenta uma pesquisa a respeito da construção eimplementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e suas contribuições para a aprendizagem significativa da diferenciação dos Resíduos Sólidos. Nesse contexto, procuramos compreender de que forma a UEPS contribuiu para a aprendizagem significativa de 15 estudantes do sexto ano do ensino fundamental anos finais de uma escola de pequeno porte no sul do Brasil sobre os diferentes tipos de resíduos sólidos, no período de setembro a novembro de 2022. Para o desenvolvimento deste estudo, foi elaborada e aplicada uma UEPS buscando contemplar atividades diversificadas por meio de atividades práticas, games, rodas de conversas, entre outras, relacionadas com o cotidiano dos estudantes. A UEPS proposta foi construída com a finalidade de potencializar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, bem comoelencar os conhecimentos prévios dos estudantes e como ele se modifica no decorrer da sua vivência, a fim de deixar mais evidente os processos de diferenciação progressiva e reconciliação integradora. A fim de alcançar o objetivo proposto, utilizamos como instrumentos de análise dos dados: nuvem de palavras e games para identificar os conhecimentos prévios dos alunos, atividades práticas realizadas pelos alunos, rodas de conversas, entre outros, para a busca de aprendizagem significativa. Vale destacar, para uma melhor organização das atividades propostas na UEPS, elaboramos um Guia Didático Pedagógico, intitulado A Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos, salientando a importância da separação dos materiais, a sua destinação correta, bem como a possibilidade de seu reaproveitamento. Assim, os resultados encontrados neste estudo, diante o uso de diferentes estratégias, possibilitaram a percepção das questões ambientais de forma mais crítica, especialmente pelo fato de os resultados serem satisfatórios no que se refere à proposta da UEPS, assim como a aprendizagem significativa e, principalmente, a Educação Ambiental Crítica, por mostrarem uma predisposição para assimilar os conceitos trabalhados, como também a capacidade de transferi-los e de aplicá-los, em outros contextos. Nesse sentido, acreditamos que este trabalho pode promover oportunidades de discussão sobre o processo separação dos resíduos sólidos e, por conseguinte, a prática de Educação Ambiental no cotidiano.

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