Autor:
THAIS DA SILVA SOUZA
Orientador: MARIA DA GRAÇA KFOURI
Coorientador: NEILOR KLEINÜBING
Palavras Chaves: Dialogicidade Projetos de Extensão Ciências Ambientais
Linha de Pesquisa: Não Informado
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPR
Ano: 2019 |
Resumo:
A presente dissertação apresenta como tema central a relação dialógica entre a Educação Ambiental (EA) e os Projetos de Extensão da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral na comunidade. A problematização dessa dissertação gira em torno da análise dos Projetos de Extensão da UFPR-SL nas questões ambientais para a EA. Nessa perspectiva, pressupôs-se que os Projetos de Extensão apresentam um diálogo significativo na Educação Ambiental/Ciências Ambientais com as Escolas Públicas do Litoral do Paraná e os mesmos seguem preceitos e orientações a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Dessa forma, justifica-se que os Projetos de Extensão podem ser a ponte que fazem a mediação entre a comunidade e seus saberes populares, bem como a academia seus saberes científicos. A Extensão Universitária pode apresentar uma prática educativa dialógica, que considera as pessoas como sujeitos de decisão, de transformação da sua realidade e também da comunidade. Entretanto, estudar a efetividade dos Projetos de Extensão, ouvindo a comunidade, é preencher uma lacuna daquilo que é proposto e executado. O objetivo deste trabalho foi analisar se os Projetos de Extensão da UFPR – SL, com foco nas questões ambientais, apresentam uma perspectiva voltada para a educação ambiental, verificando se os mesmos influenciam no processo de cidadania e na melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar; identificando ainda se os professores da Rede Pública participam desses Projetos; e demonstrando se o papel e a função social da Universidade, a partir dos Projetos de Extensão em educação ambiental, estão sendo cumprido. A metodologia foi a análise de conteúdo e a utilização da entrevista semiestruturada, de natureza descritiva. Foram avaliadas propostas de Projetos de Extensão, por meio de associação de palavras e estereótipos a partir de determinado ponto de análise. Especificamente, focou-se nas palavras-chave de cada projeto para identificar relação com o tema em estudo, para, assim, incluí-lo no grupo de estudo. Trabalhou-se ainda com entrevista semiestruturada, direcionada aos professores da Rede Pública dos municípios do Litoral do Paraná, que já tiveram, ou não, contato com os Projetos de Extensão da UFPR – SL. Por meio da análise dos resultados, observou-se que, nos Projetos de Extensão, os discursos sobre o papel da Educação Ambiental e sua influencia no meio também se tornaram elementos preponderantes diante das preocupações Políticas Educacionais, buscando, deste modo, oportunidades com articulação a partir das diferentes perspectivas dos contextos regionais e do que é esperado pelos Projetos de Extensão da UFPR. O desafio é alcançar um ensino de qualidade, com agentes educacionais envolvidos e comprometidos com seus educandos, para que esses possam exercer o seu papel social questionador, crítico e multiplicador de conhecimentos, que dialoguem e interfiram na transformação social.
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