EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BELÉM – TRAJETÓRIAS E PARTILHAS ENTRE A FUNDAÇÃO ESCOLA BOSQUE E AS ESCOLAS DO DISTRITO D’ÁGUA – DESAFIOS E PERSPECTIVAS

ROSILENE SANTOS BASTOS DE QUADROS

MARILENA LOUREIRO DA SILVA

Construção

Conhecimento

Socialização

Diálogo

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2021

Esta dissertação trata das Trajetórias e partilhas entre a Fundação Escola Bosque (Funbosque) e quatro escolas do Distrito D’água – Desafios e Perspectivas do Ensino das Ciências Ambientais desenvolvidos nessas Escolas Municipais de Belém, suas Relações/Inter-relações, a partir da interdisciplinaridade, que é uma prática inerente para a formação desta área, devido sua abrangência dos fenômenos da natureza e da sociedade. Tendo como foco principal as perspectivas e possibilidades da inserção de temas socioambientais sob o enfoque interdisciplinar. Mesmo tendo uma escola de referência no ensino das ciências ambientais, como a FUNBOSQUE, as escolas municipais ainda carecem de uma maior motivação, incentivo, que possam ajudar em seus desenvolvimentos nesta área. Objetivo: No intuito de incentivar e fortalecer a interação entre as escolas do distrito D’água e a FUNBOSQUE, cria-se um mecanismo que possa estar compartilhando todas as ações que foram desenvolvidas na FUNBOSQUE, a REVISTA DIGITAL, fazendo com que as Ciências Ambientais praticadas na Escola Bosque possam ser socializadas entre as escolas. Problema da pesquisa: Por que não se percebe uma maior interação entre as escolas municipais de Belém e a Funbosque? Quais as relações possíveis entre as práticas de ciências ambientais desenvolvidas na Funbosque e as escolas do distrito D’água? Como um instrumento pedagógico, a exemplo de uma revista digital pode colaborar para a maior integração entre essas práticas? A metodologia adotada para esta pesquisa foi a bibliográfica e documental de caráter qualitativa. Esta dissertação está desenvolvida por 7 (sete) capítulos, o primeiro capítulo traz a organização deste trabalho nos orientando como será seu desenvolvimento. O segundo aborda a Revisão Teórica. O terceiro mostra o desenvolvimento metodológico. O quarto a apresentação do produto, o processo criativo do protótipo da revista digital Educação Ambiental. O quinto a validação do produto. O sexto os resultados e discussões, O sétimo capítulo as considerações finais.