EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇO ESCOLAR MULTICULTURAL EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, AM

OSMAR CORDEIRO DA SILVA

EDILZA LARAY DE JESUS

Multiculturalismo

Prática Pedagógica

Ensino Aprendizagem

Ambiente e Sociedade

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2021

O município de São Gabriel da Cachoeira, localizado no Alto rio Negro, tem população estimada em 44.816 pessoas, segundo o IBGE. A composição populacional é formada por 90% de indígenas e 10% de não indígenas, situação que lhe destaca como maior município com predominância indígena no Brasil. Tal proporcionalidade também está presente na escola, fato que merece atenção pelo viés dos estudos multiculturais, como é realidade na Escola Estadual Dom João Marchesi. Nessa escola os docentes e discentes são indígenas de diversas etnias do Rio Negro, seus afluentes e subafluentes. Os indígenas convivem com não indígenas nascidos tanto em São Gabriel como em outros estados brasileiros, geralmente filhos de militares, cujos pais estão designados para prestar serviços. Acrescentam-se ainda crianças e jovens de países vizinhos como o Peru e a Colômbia. É, portanto, um espaço de pluralidade cultural. À escola cabe o desafio de trabalhar um currículo em prol da formação de identidades abertas à esta pluralidade cultural, numa perspectiva de educação para a cidadania, para paz, para a ética nas relações interpessoais, para a crítica às desigualdades sociais e culturais, uma vez que as diversas culturas nas sociedades contemporâneas nos remetem ao termo “multiculturalismo”, o qual é representado pela presença de diversos povos, inclusive comunidades tradicionais. A presente pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a relação entre Educação Ambiental e o Multiculturalismo, no intuito de contribuir para o ensino das Ciências Ambientais na Escola Estadual Dom João Marchesi. Os objetivos específicos foram assim definidos: compreender a importância da Educação Ambiental em escola multicultural; identificar as percepções sobre a conservação ambiental no ambiente escolar lócus da pesquisa e propor a Educação Ambiental para espaço escolar multicultural, por meio de um guia metodológico como instrumento didático. Trata-se de um estudo descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa. A pesquisa documental foi feita nos documentos escolares como o Projeto Político Pedagógico (PPP), planos de ensino e de aula, e no Regimento Geral das escolas estaduais do Amazonas. Em campo foram realizadas entrevistas, observação direta, aplicados questionários para docentes e discentes do Ensino Médio. Como contribuição deste trabalho foi elaborado um guia metodológico de educação ambiental para o ensino em Ciências Ambientais em escolas multiculturais a partir de percepções e práticas pedagógicas dos docentes e discentes de forma participativa e colaborativa, para ser utilizado como material didático é instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem na escola. O ambiente escolar é considerado um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação ambiental, mas faz-se necessário uma transformação das práticas pedagógicas existentes atualmente.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional