EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVENDO ESCOLA E COMUNIDADE, ATRAVÉS DE JOGO EDUCATIVO: ESTUDO DE CASO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

TATIANA MARQUES DUARTE

THAÍS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA

Preservação Ambiental

Resíduos Sólidos

Jogo de Tabuleiro Pedagógico

Não Informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2023

O aumento populacional aliado à produção e consumo excessivo de bens faz gerar resíduos, que se tornam cada vez mais visíveis e prejudiciais ao meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) é a principal ferramenta de mudança ambiental, considerada a base ao desenvolvimento de uma opinião crítica que engaje os cidadãos na abordagem das questões relacionadas aos resíduos sólidos, desde a geração até a sua disposição final. Assim, é fundamental que a noção de preservação ambiental seja trabalhada desde a tenra idade, sendo complementada e aperfeiçoada na escola, pois enfatiza o seu papel em relação à formação de cidadãos críticos e proativos. Dessa forma, o jogo educativo constitui um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento dessas habilidades. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo de tabuleiro pedagógico sobre o meio ambiente, coleta seletiva e correta destinação de resíduos sólidos (brinquedo físico) para promover a educação ambiental, inicialmente, aos alunos da Escola João Paulo I, situada em Jaboatão dos Guararapes-PE e, posteriormente, disseminado em outras instituições de ensino. A metodologia aplicada consistiu, inicialmente, na aplicação de uma entrevista dirigida aos funcionários da escola e, posteriormente, com os alunos e comunidade entorno com a finalidade de analisar a percepção que eles têm sobre a prática da educação ambiental. Em seguida, foi desenvolvida uma atividade sobre ações corretas e incorretas sobre o meio ambiente e, depois, um júri simulado com esta temática. Aposteriori, foi promovido uma oficina na escola sobre reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos onde o aluno produziu um produto reciclável e pôde levar para sua residência. Por fim, foi criado o jogo de tabuleiro com conceitos ambientais, com a finalidade de verificar, didaticamente, a compreensão dos alunos a respeito dessa temática. Os resultados comprovaram que o produto final foi de grande valia aos estudantes, visto que todos os professores entrevistados concordam que o jogo explica de forma didática as questões ambientais, além de proporcionar mudanças de atitude com relação ao descarte incorreto dos resíduos, romper com as metodologias tradicionais e ser de fácil aplicação, compreensão e inclusão.