Autor:
CRISTINA MACHADO RUIZ
Orientador: MARLÍ SCHMITT ZANELLA
Palavras Chaves: Projeto ambiental Formação docente Educação Infantil
Linha de Pesquisa: Não Informada
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UEM
Ano: 2019 |
Resumo:
A Educação Ambiental se consolida a partir da preocupação com problemas ambientais locais e tem por objetivo desenvolver o pensamento crítico e reflexivo do indivíduo, promovendo sua participação na sociedade. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta um estudo de caso a respeito da temática Educação Ambiental, em que o caso é constituído a partir das percepções das professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino no município de Goioerê – PR a respeito da Educação Ambiental, em que identificamos a falta de sensibilização envolvendo a temática Educação Ambiental na Educação Infantil. Este estudo teve por objetivo investigar evidências de recontextualização a partir das produções orais e escritas de um grupo de nove professoras da Educação Infantil do município de Goioerê – PR, no que tange a temática Educação Ambiental, bem como, analisar como se constitui o discurso pedagógico desse grupo. Para desenvolver esta pesquisa foi realizado um curso de formação continuada com estas participantes para abordar a temática Educação Ambiental a partir de problemas ambientais identificados por esta comunidade, o que gerou como produto educacional um caderno de atividades de Educação Ambiental destinado a Educação Infantil, envolvendo a temática alimentação saudável. Os dados produzidos foram analisados segundo a Teoria de Códigos de Bernstein, que permitiu identificarmos a recontextualização na prática pedagógica das professoras, havendo uma mudança em seus discursos e abrangência da temática, levando em consideração a realidade dos estudantes. Os resultados desta análise mostram que há uma insegurança das professoras em trabalhar a temática Educação Ambiental na Educação Infantil, o que se deve ao fato de sua formação inicial e ou continuada não lhe ter provido de base pedagógica para realizar tal trabalho com as crianças. |
|
||
|