EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Autor:

CARLISE ROSANA VOSS MARTINS

 

 

 

Orientador:

MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

 

 

 

Palavras Chaves:

Educação Ambiental

Educação Infantil

Práticas Pedagógicas

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2020

Resumo:

 

O presente estudo aborda a temática da Educação Ambiental no âmbito da Educação Infantil. Trata-se de um tema importante para a formação das crianças, uma vez que estas são sujeitos que podem contribuir para a construção de novos olhares e novas ações nos ambientes em que vivem. Abordar este tema desde a Educação Infantil, representa uma maior probabilidade de sucesso do trabalho educativo em ações ambientais críticas. O objetivo desta pesquisa é compreender como se desenvolve o trabalho com a Educação Ambiental nas instituições de Educação Infantil no município de Araucária. Este objetivo desdobra-se em movimentos que buscam saber como ocorreu a formação dos docentes, como se desenvolvem as práticas pedagógicas, quais são essas ações e como se efetiva o trabalho pedagógico, busca-se também verificar se tais ações estão contempladas no Projeto Político Pedagógico das Unidades Educacionais pesquisadas. No aspecto metodológico, esta é uma pesquisa de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram respondidas pelos profissionais de Educação Infantil, que atuam nas turmas Infantil IV e V, do município de Araucária (PR). Complementando a coleta de dados, foi utilizado o Projeto Político Pedagógico, documento construído por essas unidades no qual descrevem as concepções de educação, infância e ações que realizam com relação à Educação Ambiental. Analisando todo o trabalho, apesar do esforço de alguns profissionais, pode-se dizer que a Educação Ambiental na Educação Infantil ainda está distante do que se espera em contribuição para o desenvolvimento de uma formação crítica, que envolva a participação ativa dos sujeitos para além de uma percepção mais instrumentalizada, que possibilite a compreensão da complexidade socioambiental, essencial para que ocorram transformações em nossa sociedade.

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