EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA COMO FERRAMENTA PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DO LUGAR

CLICIANE DE SOUZA MEDUNA

HELENA MIDORI KASHIWAGI

Educação Ambiental

Colônia Pereira

Identidade do lugar

Comunidade, Saúde e Ambiente

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2019

A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal do Campo Cipriano Librano Ramos, situada na Colônia Pereira, município de Paranaguá – PR. O objetivo dessa investigação foi promover ações de Educação Ambiental como ferramenta para os estudantes ressignificarem a identidade do lugar. O isolamento geográfico e a distância do centro urbano, são alguns dos fatores que levaram os moradores dessa Colônia à construção de relações espaciais com o lugar e a configuração de novos espaços de identidade. O aporte teórico fundamentou-se na Geografia Humanista, em sua vertente fenomenológica, para se compreender as relações de espaço e lugar, e, desvendar o mundo vivido de cada indivíduo. Buscou-se aproximações teóricas de Joseph Cornell com Yi-Fu Tuan para desenvolver a abordagem metodológica das vivências com a natureza de Cornell com o sentimento topofílico proposto por Tuan. Cornell propõe em seu método a aprendizagem sequencial que descreve as formas de se utilizar a natureza para o aprendizado das crianças e Tuan propõe a partir da experiência na natureza identificar os lugares topofílicos que remetem ao amor e a afetividade. Nesse contexto, utilizou-se como ferramenta para a coleta dos dados equipamentos eletrônicos (câmeras fotográficas e celulares) para os estudantes registrarem as imagens dos lugares por eles escolhidos com maior representatividade. Das inúmeras coletas foram selecionadas 28 imagens, as quais compuseram a base do produto resultante desta pesquisa “Jogo Educativo de Memória” denominado “Redescobrindo a Colônia Pereira”. Espera-se com esse produto que outros professores do Ensino Fundamental I possam reproduzir e aplica-lo em suas práticas pedagógicas, considerando a Educação Ambiental como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar.

Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional