EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DA TEMÁTICA DO CICLO DA ÁGUA E SUA RELAÇÃO COM O SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL EM LIVROS DIDÁTICOS

MARCOS ROBERTO GASPAR

NEILOR VANDERLEI KLEINUBING

Didáticos

Ensino de Ciências

Educação Ambiental

Educação Básica

Não informada

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2023

O livro didático é um material pedagógico importante no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, influenciando diretamente o processo educacional de estudantes durante o Ensino Fundamental. Nos últimos anos, o ensino de Educação Ambiental no Ensino Fundamental vem tornando-se amplamente discutido na literatura, em função de temas emergentes como sustentabilidade, mudanças climáticas e transição energética, temáticas que afetam diretamente na formação de estudantes. Embora o ensino de Ciências seja contemplado em documentos norteadores da Educação, muitas vezes o conhecimento em Educação Ambiental é tido enquanto um conteúdo secundário, não sendo abordado com profundidade no ensino de Ciências na Educação Básica. Foi a partir desta conjuntura que se propôs o estudo sobre a abordagem didática e pedagógica do Ciclo da Água e relações com o Saneamento Básico no Brasil, desenvolvido no Programa de Pós- Graduação Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais da Universidade Federal do Paraná, que tem como principal objetivo avaliar a importância da Educação Ambiental e da compreensão do ciclo da água como conteúdo para a formação dos estudantes, como mecanismo de promoção de consciência ambiental e social sobre o Saneamento Básico e a Saúde Pública no Brasil. Foi realizada a análise de conteúdo de Educação Ambiental presente nesses livros didáticos, a qual baseouse na verificação de abordagens didáticas e propostas pedagógicas do conteúdo, observando se os conceitos trabalhados correspondem com a teoria e quais intervenções são propostas pelos livros didáticos. Diante disto, se pretendeu apresentar reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Educação Ambiental em livros didáticos utilizados no ensino de Ciências no Ensino Fundamental público. O produto educacional refere-se a um material gráfico no formato de cartilha, o qual foi distribuído aos estudantes do Ensino Fundamental, matriculados regularmente na Escola Municipal Professor João Rocha dos Santos, que tenham participado das aulas de Ciências ministradas no período no qual foi desenvolvido o presente estudo. O desenvolvimento do material gráfico tem finalidade didática de apresentar, de maneira contextualizada, interdisciplinar bem como atrativa para os estudantes, de que forma o Ciclo da Água pode impactar na vida do ser humano e na vida em sociedade. Esse material é composto por textos e ilustrações contextualizadas acerca dos temas abordados ao longo da cartilha. Ressalta-se que esta cartilha foi desenvolvida e adaptada para o público-alvo, com linguagem simples e ilustrações e exemplos que possam ser facilmente compreendidos pelos estudantes. Diante destas considerações, acredita-se que o produto educacional desenvolvido será capaz de encorajar os alunos a desenvolver projetos que possam contribuir para o meio ambiente na sua escola, comunidade ou região.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional