EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: GUIA DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS NO ENSINO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


Autor:

CARLA VANESCA RABELO OLLANDEZOS

 

Orientador:

MARIA CLÁUDIA SILVA DO CARMO

 

Palavras Chaves:

Educação Científica;
Feiras de Ciências;
Educação Profissional;
Tecnologias da Informação e Comunicação;
Questões Socioambientais

 

Linha de Pesquisa:

 

 

Projeto Estruturante:

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEFS

 

Ano: 2019

Resumo:

 

A dissertação intitulada “Educação Científica: Guia Didático para elaboração de projetos sustentáveis no ensino das Tecnologias da Informação e Comunicação”, objetiva desenvolver projetos mediante Feiras de Ciências, realizadas por estudantes da Educação Profissional da área das Tecnologias e da Informação e Comunicação, buscando soluções responsáveis frente às questões socioambientais. A questão de pesquisa a ser respondida neste trabalho é: Como fomentar a Educação Científica mediante Feiras de Ciências realizadas por estudantes da Educação Profissional da área das Tecnologias da Informação e Comunicação de modo que possibilite aos estudantes a elaboração de projetos que busquem soluções responsáveis socioambientalmente? Esta pesquisa de abordagem quali-quantitativa toma como inspiração o estudo exploratório, descritivo e escolhe como caminho metodológico a pesquisa de campo no Centro Estadual de Educação Profissional em Lauro de Freitas/Bahia, entre os anos de 2017 e 2018. A fim de alcançar o objetivo da pesquisa, optou-se pelo desenvolvimento de metodologia própria, baseada na ênfase do protagonismo estudantil, que buscou impulsionar estudantes à participação em eventos científicos, como as Feiras de Ciências e Tecnologias.
Os sujeitos envolvidos no processo da pesquisa foram os estudantes do Ensino Médio Profissional do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e
Comunicação – CEEP-TIC, localizado no município de Lauro de Freitas – Bahia.
Apresentamos como produto educacional da pesquisa um Guia Didático para desenvolvimento de projetos sustentáveis no ensino das Tecnologias da Informação e Comunicação e a demonstração dos resultados dos projetos apresentados nas Feiras de Ciências Escolares do referido Centro. A partir das análises das informações coletadas em
campo, a pesquisa apontou que instigar à Educação Científica na Educação Profissional é
uma ferramenta essencial na promoção da educação voltada para as resoluções de problemas práticos do dia a dia e, na formação do senso crítico dos estudantes, os ajudando a ir além do senso comum, em busca de soluções. A pesquisa aponta que as Feiras de Ciências Escolares são compreendidas como práticas pedagógicas formativas para promover a Educação Científica que substitui a ênfase na capacidade de fazer, comum na formação do estudante da escola técnica-profissionalizante, para a capacidade de prever eventos e solucionar problemas. Neste sentido, perspectivamos que este guia sirva de referência para que professores, estudantes e outras pessoas interessadas possam desenvolver atividades de iniciação científica ou de pesquisas, ou projetos socioambientais em suas escolas.

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