Autor:
ELISA DANIELE DE ANDRADE
Orientador: LOURIVAL DE MORAES FIDELIS
Coorientador: MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES
Palavras Chaves: Educação do Campo Formação Continuada Agroecologia Meio Ambiente
Linha de Pesquisa: Não Informado
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPR
Ano: 2020 |
Resumo:
A pesquisa analisa as convergências entre Educação do Campo e a agroecologia, a partir do processo de formação continuada, tendo com o objetivo investigar as repercussões no processo de ensino e de aprendizagem , considerando possibilidades pedagógicas de aproximação dos/as estudantes com o meio ambiente, reveladas na ação docente dos profissionais que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto da Educação do Campo, tendo com o subsídios processos de formação continuada com perspectiva emancipatória. O lócus da pesquisa foi um a escola do campo da rede municipal de Araucária. O desenvolvimento do trabalho teve com o metodologia a pesquisa participante, tendo com o ponto de partida a leitura crítica da realidade dessa escola do campo e das práticas pedagógicas. O aprofundamento da investigação com o coletivo de profissionais/pesquisadores se deu no diálogo dos tem a s geradores com os temas suleadores da pesquisa, quais sejam : Educação do Campo, agroecologia e formação continuada. A análise foi realizada a partir da classificação dos dados obtidos na pesquisa em cinco categorias, sendo essas: desemparedamento e currículo vivo na prática pedagógica; coletividade e cooperação; emancipação e protagonismo dos/as estudantes; integração família e escola e fortalecimento da com unidade do campo. C om o resultado dessa pesquisa têm -se os impactos na ação educativa, decorrentes de um a proposta de formação continuada emancipatória, ressignificando os tempos e espaços escolares. Como o mestrado é profissional, além da dissertação, resultou com o produto desse processo investigativo, a proposição de um G rupo de Discussões, no formato de círculos de cultura freirianos, objetivando o fortalecimento da com unidade do campo em um a perspectiva emancipatória. |
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