EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL PARA ESCOLARES: UMA EXPERIÊNCIA COM A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA ASSOCIAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS

NELI STEFFEN BOSSI

ROBERTO EDUARDO BUENO

Coorientador:

HELENA MIDORI KASHIWAGI

Catadores de material reciclável

Agentes de combate às endemias

Educação não formal

Ferramentas pedagógicas das ciências ambientais

Ambiente e Sociedade

Não Informado

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2021

A destinação inadequada de resíduos sólidos pode acarretar na contaminação do ar, solo e água, além de possível proliferação de vetores. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo promover a educação em saúde ambiental, por meio dos profissionais da saúde capacitados como multiplicadores das ciências ambientais. Ela foi desenvolvida na Associação Municipal dos Agentes Ambientais de Matinhos. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, por meio de roda de conversa e intervenção organizacional. Para o desenvolvimento da proposta pedagógica se utilizou de um estudo social, com base na metodologia da problematização, por meio de práticas e vivências dos profissionais de saúde Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e catadores. Identificou-se a necessidade da integração da comunidade, dos catadores, a comunidade escolar e os ACEs à educação em saúde ambiental. Construiu-se uma ferramenta pedagógica, sendo utilizada como instrumento de trabalho, para os profissionais inseridos no Programa Saúde na Escola. Esta ferramenta objetivou a (trans)formação de escolares em agentes ambientais mirins no combate à dengue, para atuarem na educação em saúde ambiental com foco no controle da dengue e promoção da saúde, valorizando assim o trabalho do catador como sujeito de transformação socioambiental. E, também compreendendo que a educação vai além do espaço delimitado pelos muros escolares e salas de aula. Conclui-se que é possível aplicar ferramentas pedagógicas das ciências ambientais, por meio da educação em saúde ambiental, mediada pela participação de profissionais da saúde e comunidade.