ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: tema doenças de veiculação hídrica

LAYANE DE SOUZA VIEIRA

SIMONE DE FÁTIMA PINHEIRO PEREIRA

Recursos hídricos

Metodologia de ensino

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2022

Atualmente verifica-se uma grande preocupação no ensino da educação básica quanto a aplicação dos conteúdos em sala de aula, para se trabalhar a enorme gama de conteúdos, visando formar cidadãos críticos e capazes de emitir opiniões a respeito dos diversos assuntos que envolvem o ensino das ciências e a sua utilização. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo propor um material didático como uma ferramenta pedagógica para o ensino das ciências ambientais do tema doenças de veiculação hídrica. Primeiramente foi utilizado um formulário de diagnóstico com os professores para saber a sua percepção quanto ao tema doenças de veiculação hídrica e sobre as metodologias utilizadas em sala de aula, depois foi proposto a realização de um material didático facilitador de aprendizagem que trouxe o lúdico como uma melhor forma de absorção de conhecimento e informação, o qual foi aplicado com os professores. No intuito de avaliar o material didático foi utilizado um outro formulário de prognóstico com os professores, para saber se teve uma boa aceitação. O produto didático escolhido foi denominado maleta ecológica, que é o próprio material didático proposto, o qual vai conter historinha, cartilha informativa e jogo com a temática ambiental de doenças de veiculação hídrica. Após aplicação do produto da pesquisa e avaliação dosresultados constatou-se que as respostas foram positivas quanto a utilizar o produto em sala de aula e em face das respostas dos professores pode-se constatar que o produto aplicado teve uma boa aceitação, bem como houve facilidade na leitura do produto, com 100 % de aceitação por parte dos professores. O uso desse produto poderá facilitar a aprendizagem sobre o assunto doenças de veiculação hídrica quando aplicado aos alunos.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional