EMANCIPAÇÃO A FAVOR DA VIDA NO CONTEXTO DE MUNDOS DIFERENCIADOS

Não Informado

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2021

EEsse trabalho decorrente de processo de Mestrado Profissional de Ensino em Ciências Ambientais tem como foco compreender, o mundo no qual a pessoa diferenciada organiza sua vida, e como ocorre sua inserção social. Essa proposta considera que essas pessoas e em especial as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na condição social de estudante de Ensino Fundamental I necessitam da compreensão de que elas percebem e identificam o mundo de forma diferente dos demais. Nesse sentido a pesquisa busca identificar como o professor e demais pessoas veem a criança especial, e como essa criança se vê. Assim se busca a compreensão de como essa criança se apropria da consciência de pertencimento ambiental, por meio da interação que tem em seu mundo com o mundo no qual está imersa. Neste sentido, considera-se que o movimento, a afetividade e a inteligência, compõe a construção do ‘eu’ de cada pessoa, desde a mais tenra idade constituindo-se em agente de desenvolvimento, devendo por isso ser respeitado e valorizado. Esse processo investigativo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e teórica, com abordagem referenciada na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, o qual toma como ponto de partida, o estudo da percepção, que leva ao reconhecimento de que o corpo é um complexo biopsicossocial, e que a criança é um ser que tem consciência de que seu corpo interage com o meio em que vive. Essa condição implica que o processo escolar deva ter atenção e cuidado ao considerar que todas as pessoas são particularizadas em sua forma de agir, e por isso têm experiências diferentes de tal forma que e os fenômenos são experienciados de formas diferentes, cabendo ressaltar que a criança TEA tem sua mente integrada ao cérebro, dessa forma que processa as informações sensoriais, de maneira própria, portanto, diferente da maioria das pessoas. Assim se consolida a pergunta central dessa pesquisa ao buscar a compreensão de como a pessoa com Transtorno do Espectro Autista poderá encontrar-se a si mesma, em contexto de mundo que não reconhece a possibilidade da existência de diferentes mundos num mesmo território? Como produto final dessa pesquisa, tem-se a expectativa de desenvolver um e-book que contribua para ampliar a interação docente a nível interdisciplinar na atuação com estudantes TEA, ao debater atuação conjunta com base em indicativos postos pela pesquisa, os quais evidenciam aspectos próprios das Ciências Ambientais, que se mostrem relevantes com o reconhecimento da pluralidade de mundos e contextos de vida.