Autor:
ANDRÉA BORGES
Orientador: TADEU FABRÍCIO MALHEIROS
Palavras Chaves: Educação Ambiental Sustentabilidade Água Bacia Hidrográfica Participação Social
Linha de Pesquisa: Recursos Naturais e Tecnologia
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB USP
Ano: 2023 |
Resumo:
O tema água faz parte das ações de educação ambiental nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) há, pelo menos, 25 anos. Instituições como o Consórcio PCJ e os Comitês PCJ promovem diversas atividades educativas envolvendo o público formal e não formal, com o objetivo de sensibilizar sobre a problemática da água e promover o desenvolvimento sustentável da região. Porém, os jovens continuam distantes dos Comitês de Bacias, levando a Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) a propor ações no novo Plano de Bacias, com o objetivo de atrair os estudantes do ensino médio para as reuniões do Comitê PCJ. Com o objetivo de contribuir com o alcance das metas de Educação Ambiental previstas no Plano de Bacias, este trabalho pretendeu investigar de que forma a gestão participativa da água e o desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas têm sido abordados com os estudantes do ensino médio da região. Para tanto, foi feita uma análise do conteúdo dos Cadernos dos Professores do Estado de São Paulo, e da Base Nacional Comum Curricular. Visando obter a opinião de educadores sobre as principais necessidades e dificuldades na abordagem do tema água de forma crítica nas escolas, com a realização de atividades interdisciplinares e participativas com os estudantes, foram realizados questionários e oficinas. Como produtos da pesquisa, foram elaborados o Guia Água e Sustentabilidade: Espaços Não Formais de Educação, e o Catálogo de livros, artigos e atividades com potencial de engajar os jovens para a gestão sustentável e participativa da água, contendo sugestões de atividades com o potencial de orientar os educadores a promoverem a participação dos jovens na gestão sustentável da água, visto que os resultados desta pesquisa demonstram que a prática ainda é pouco difundida nos espaços educativos. |
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