ENGAJANDO OS JOVENS NA GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA: GUIA “ÁGUA E SUSTENTABILIDADE” COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL


Autor:

ANDRÉA BORGES

 

Orientador:

TADEU FABRÍCIO MALHEIROS

 

 

Palavras Chaves:

Educação Ambiental

Sustentabilidade

Água

Bacia Hidrográfica

Participação Social

 

Linha de Pesquisa:

Recursos Naturais e Tecnologia

 

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB USP

 

Ano: 2023

Resumo:

 

O tema água faz parte das ações de educação ambiental nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) há, pelo menos, 25 anos. Instituições como o Consórcio PCJ e os Comitês PCJ promovem diversas atividades educativas envolvendo o público formal e não formal, com o objetivo de sensibilizar sobre a problemática da água e promover o desenvolvimento sustentável da região. Porém, os jovens continuam distantes dos Comitês de Bacias, levando a Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) a propor ações no novo Plano de Bacias, com o objetivo de atrair os estudantes do ensino médio para as reuniões do Comitê PCJ. Com o objetivo de contribuir com o alcance das metas de Educação Ambiental previstas no Plano de Bacias, este trabalho pretendeu investigar de que forma a gestão participativa da água e o desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas têm sido abordados com os estudantes do ensino médio da região. Para tanto, foi feita uma análise do conteúdo dos Cadernos dos Professores do Estado de São Paulo, e da Base Nacional Comum Curricular. Visando obter a opinião de educadores sobre as principais necessidades e dificuldades na abordagem do tema água de forma crítica nas escolas, com a realização de atividades interdisciplinares e participativas com os estudantes, foram realizados questionários e oficinas. Como produtos da pesquisa, foram elaborados o Guia Água e Sustentabilidade: Espaços Não Formais de Educação, e o Catálogo de livros, artigos e atividades com potencial de engajar os jovens para a gestão sustentável e participativa da água, contendo sugestões de atividades com o potencial de orientar os educadores a promoverem a participação dos jovens na gestão sustentável da água, visto que os resultados desta pesquisa demonstram que a prática ainda é pouco difundida nos espaços educativos.

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