ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS A PARTIR DAS TECNOLOGIAS CULTURAIS NO MUNICÍPIO DE COARI – AM


 

Autor:

MARIA DA PAZ FELIX DE SOUZA

 

 

 

Orientador:

AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS

 

Coorientador: LÚCIA HELENA PINHEIRO MARTINS

 

 

 

Palavras Chaves:

Processos Biotecnológicos

Educação

Ensino Contextualizado

Cultura local

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Comunidade, saúde e ambiente

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2023

Resumo:

 

A biotecnologia está presente em diversos setores da sociedade, porém ainda se apresenta muito distante do dia a dia do espaço escolar. Entende-se que a análise dos fenômenos biotecnológicos presentes nas tecnologias culturais locais pode aproximar a abordagem praticada na escola com a realidade vivenciada pelos educandos. Nesse sentido, o presente estudo buscou desenvolver um caderno com atividades interdisciplinares especificamente para o curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFAM/Coari, de modo que contribua de forma significativa para o ensino das Ciências Ambientais e que dialogue com a realidade dos educandos. Com esse propósito, a pesquisa objetivou avaliar a partir da percepção dos educadores e a pertinência de contextualização do ensino de biotecnologia a partir das Tecnologias Culturais Locais como tema gerador de atividades interdisciplinares. Para isso, se fez necessário “identificar, a partir da percepção dos educadores do Curso Técnico Integrado de Agropecuária do IFAM-Coari, produtos e processos biotecnológicos expressos nas tecnologias culturais locais”, “analisar no Projeto Pedagógico do Curso Integrado de Agropecuária a estrutura curricular e as possibilidades de estabelecer atividades interdisciplinares tendo como tema gerador as Tecnologias Culturais Locais”, além de elaborar o caderno de atividades interdisciplinares que favoreçam a contextualização do ensino da biotecnologia a partir das Tecnologias Culturais Locais. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e descritiva, a qual foi organizada sob a ótica da Complexidade Sistêmica. Utilizou-se de questionário estruturado na ferramenta Google Forms e a análise dos dados foi não probabilística. Os procedimentos estratégicos foram desenvolvidos em três etapas: i) Pesquisa Bibliográfica, ii) Pesquisa Documental e iii) Pesquisa de Campo. A partir dos resultados foi possível elaborar o produto educacional “Caderno de Atividades Interdisciplinar para o ensino das Ciências Ambientais a partir das tecnologias Culturais no município de Coari-Am”, norteado pelo PPC do curso e sob orientação da BNCC de forma contextualizada e integradora. Nesse sentido, os educadores demonstraram concordância com respeito à importância da contextualização do conhecimento como estratégia de ensino e identificaram ser pertinente o diálogo entre o saber local expresso nas tecnologias culturais e os conteúdos curriculares estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso em que exercem à docência.

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