ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPLORANDO MÉTODOS ATIVOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PLANTAS DO CERRADO

LETÍCIA ZANHOLO SANTOS

FERNANDO FABRIZ SODRÉ

ARLENES BUZATTO DELABARY SPADA

Cerrado

Biomas

Plantas

Sequência Didática

Métodos Ativos

Ambiente e sociedade

PROFCIAMB UNB

Ano: 2023

A pesquisa trata-se de uma proposta para incentivar os alunos do 5º ano a compreenderem a importância do uso sustentável das plantas do Cerrado e a necessidade da preservação para as gerações atuais e vindouras. Este trabalho fez parte de um projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais da Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro. Tal pesquisa foi aplicada no Centro Educacional São Francisco de Assis, localizado na cidade de Palmas/TO, onde a pesquisadora é docente. O objetivo geral da pesquisa foi identificar se o comportamento e atitudes dos alunos acerca do Cerrado, pode ser alterada por meio da utilização de uma sequência didática baseada no uso de plantas típicas da região. A metodologia aplicada com os estudantes foi a pesquisa participante. Para tanto, a sequência didática realizada com os alunos trouxe ferramentas utilizadas nos métodos ativos, como: jogos didáticos, debates sobre assuntos relevantes para a temática e confecção de produtos artesanais (a partir de plantas do Cerrado). A sequência didática realizada nesta pesquisa foi dividida em cinco módulos: em três desses módulos, os alunos fizeram produções criativas; e, no último, confeccionaram, no laboratório, produtos a partir da matéria-prima de três plantas típicas do Cerrado. É imperioso ressaltar que esta pesquisa obteve resultados que demostram que os alunos puderam: vivenciar a experiência do trabalho em equipe; a interação com o meio ambiente por meio da aprendizagem sobre o bioma Cerrado, e do contato na prática com produtos confeccionados por eles. Por fim, considera-se que a adoção das plantas do Cerrado como componente didático-pedagógico mostrou-se uma alternativa que pode proporcionar aprendizagem significativa, interação com o meio ambiente e possibilidade de usufruir de seus recursos de forma sustentável.