ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NUMA ESCOLA RURAL DE BEZERROS, PERNAMBUCO


Autor:

LUCIANO JOÃO DA SILVA

 

 

Orientador:

JARCILENE SILVA DE ALMEIDA

 

 

Palavras Chaves:

BNCC

Educação ambiental

Mata ciliar – ODS

Rio Ipojuca

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Comunidade, saúde e ambiente

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2023

Resumo:

 

As Ciências Ambientais abordam os desafios ambientais e a interação entre sistemas antropogênicos e naturais, requerendo uma abordagem interdisciplinar. A Educação Ambiental é essencial para sensibilizar e engajar a população na resolução desses problemas. Com o propósito de elaborar uma sequência didática interdisciplinar como produto técnico e tecnológico para abordar a percepção ambiental dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais em uma escola rural em Bezerros, Pernambuco, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, enfocamos a importância do rio Ipojuca e das matas ciliares, buscando estimular a preservação desses recursos naturais pelos estudantes. Foi adotada a pesquisa descritiva, com abordagem quali- quantitativa, utilizando um questionário semiestruturado com 62 discentes da Escola Municipal Salustiano Torres para investigar a percepção ambiental dos discentes sobre o rio Ipojuca e a mata ciliar. Os resultados revelaram que 64% dos participantes não conhecem a nascente do rio e possuem percepção limitada sobre sua importância, e apenas 14% do alunado estão familiarizados com o conceito de mata ciliar e sua relação com a condição do rio. A Sequência Didática: “Conhecendo o rio que corta minha cidade” foi desenvolvida como recurso lúdico-pedagógico e pode ser aplicada em qualquer série dos anos finais do Ensino Fundamental, com adaptação às necessidades de cada comunidade. Essa estratégia pedagógica foi validada por 40 docentes, sendo que 85% atuam nas redes públicas e privadas do município de Bezerros, e mais de 75% dos participantes avaliaram positivamente os conteúdos abordados e sua adequação ao Ensino Fundamental Anos Finais.

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