ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA PEDAGÓGICA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA AMBIENTAL ÁGUA NO COLÉGIO ESTADUAL ERALDO TINÔCO DE MELLO EM FEIRA DE SANTANA-BA

PATRICIA NASCIMENTO MELO BRANDÃO

MARIA CLÁUDIA SILVA DO CARMO

Coorientador:

ANDRÉ LUIZ BRITO NASCIMENTO

Ensino de Ciências;

Água

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2021

Esta dissertação teve como objeto de pesquisa o ensino de Ciências com foco no tema Água, a fim de contribuir para o desenvolvimento de práticas ambientais nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Colégio Eraldo Tinôco de Mello, em Feira de Santana. A pesquisa teve como objetivo geral desenvolver proposta de Sequência Didática sobre consumo, desperdício e reúso da Água de modo a valorizar práticas ambientais no Colégio. Para tanto, a fundamentação teórica sustentou-se em Chassot (1994), Loureiro (2004), Franco (2016), Macedo (2015), Lopes (2011), Silva (1999), e em alguns documentos oficiais, a saber: a Base Nacional Comum Curricular (2017), o Documento Curricular Referencial da Bahia (2015) e o Projeto Político Pedagógico do referido Colégio (2019). A pesquisa centrou-se na abordagem qualitativa, em que se utilizou como instrumentos um questionário com perguntas abertas e uma análise documental. O lócus da pesquisa foi o Colégio Estadual Eraldo Tinôco de Mello, localizado na cidade de Feira de Santana (BA), e teve como participante uma professora de Ciências da unidade escolar que também leciona com uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental. O produto Educacional desenvolvido foi um Caderno Pedagógico com Sequências Didáticas sobre o tema Água, em versões impresso e digital, o qual encontra-se disponível na plataforma Joomag de livre acesso aos professores de Ciências e profissionais de educação interessados no tema. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que tanto na Base Nacional Comum Curricular, como no Currículo Bahia a disciplina Ciências encontra-se organizada em eixos temáticos e também temas transversais e dentre eles a Educação Ambiental. Esta temática ambiental encontra-se diluída e até mesmo apagada na BNCC, porém apresenta tem uma maior expressividade e possibilidades de problematização no Currículo Bahia. Este último documento difere da BNCC, principalmente por possibilitar uma maior flexibilidade em sua implementação, além de valorizar a importância do diálogo dentro da possibilidade de uma reforma curricular. Atentar-se a estes documentos que propõem reformas curriculares tão importantes ganham ainda mais relevância, considerando o impacto deixado pela atual pandemia na educação brasileira, em que a busca por uma educação de qualidade depende do diálogo democrático e socialmente crítico tão necessário à formação cidadã.