ENTRE MULHERES E A ÁGUA: Riscos neoplásicos na população feminina por veiculação hídrica em Paripiranga/BA

FRANCIELLY VIEIRA FRAGA

ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA

Contaminação

Metodologias Ativas

Mulheres

Neoplasias

Recursos hídricos

Não informada

Não informada

PROFCIAMB UFS

Ano: 2019

A contaminação dos recursos hídricos e as suas relações com a saúde ambiental são discussões contundentes no contexto atual. Assim, associando-se esse tema ao uso de agrotóxicos no campo e o aumento nos índices de câncer na população, situa-se uma problemática interdisciplinar de relevante discussão. No tocante à problemática, esta agrava-se quando se tipificam as mulheres como sujeitos de risco nesse enquadramento, ainda distantes dos contextos rural e agrícola, enquanto expostas à contaminação e às neoplasias. Diante disso, tal dissertação tem como objetivo geral analisar a relação entre a contaminação dos recursos hídricos em Paripiranga (BA) e suas influências nos riscos neoplásicos na população feminina.
Para isso, utilizaram-se as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, enquanto técnicas de aprendizagem baseadas em problemas ABP/PBL e Problematização, através do Arco de Maguerez, como estratégias inovadoras, utilizadas em todas as suas etapas, diferenciadas e unidas a partir das proposições de aplicações no delinear da pesquisa. Desta forma, com intento de promover a operacionalização dos objetivos propostos, foram construídos os seguintes procedimentos: fundamentação teórica; pesquisa de campo com quarenta mulheres sujeitos da pesquisa; coleta e análise da água em quatro comunidades no território da pesquisa; planejamento e execução de atividades de extensão e de troca de saberes e vivências, além da construção de produto educacional tecnológico: Protocolo e Aplicativo. A abordagem se deu no caráter exploratório descritivo e envolveu dados quali-quantitativos. Frente à metodologia ativa e suas vertentes, analisaram-se as relações socioculturais das comunidades, o uso da água, contexto de saúde e os processos de contaminação hídrica, unidirecionando aos riscos para câncer. Conclui-se que a presença de agentes contaminantes na água coletada, associada às entrevistas, que apontaram uso de agrotóxicos, com manuseio de risco, bem como, presença de sinais de risco e deficiência no acompanhamento à saúde, denota o risco ao qual essas mulheres estão expostas, principalmente no eixo neoplásico, responsável pelos altos índices de óbitos e adoecimento na região. Conclui-se também, que o uso das metodologias ativas possibilitou a interação, formação e promulgação da educação no tripé aluno/comunidade/unidade de saúde como centro da aprendizagem em um elo único de melhorias e educação continuada e emancipadora.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional