EQUIPE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA PRÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA-BA: CONTRIBUIÇÕES E ESTRATÉGIAS

FERNANDA CRISTINA MIRANDA RIBEIRO

ZANNA MARIA R. DE MATOS

Universidade
Estratégias
Gestão Ambiental
Organizações

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2019

Diante de um cenário acentuado de desastres ambientais, ocasionados pelo aumento das
atividades produtivas humanas, mobilizações globais despontam bem como emerge a relevância do papel das universidades no protagonismo de resolução das problemáticas ambientais tanto pela sua capacidade de produzir conhecimentos, através do seu tripé de
atuação de ensino, pesquisa e extensão, quanto pela considerável degradação ocasionada por essas atividades. Portanto, o movimento ambientalista universitário surge em paralelo a Conferência de Estocolmo, marco das discussões ambientais mundiais, consolidando-se no Brasil com o advento da Rio-92. Nesse período, a Equipe de Educação Ambiental (EEA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) inicia suas atividades e se transforma em um núcleo interdisciplinar cuja atuação pauta-se em diversas linhas. Entre essas está a de gestão ambiental do campus cujas principais iniciativas sempre estiveram voltadas para a gestão dos resíduos gerados no campus, o que representa uma relevante contribuição para a questão ambiental da Universidade. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo elaborar estratégias para fortalecer a linha de gestão ambiental da EEA/UEFS, sob os aspectos operacionais e educativos. O tipo de pesquisa caracterizou-se como participante de natureza qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas individuais, observação participante, pesquisa documental e oficinas com grupo focal. O método utilizado no tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos foi possível elaborar um diagnóstico a partir da identificação de desafios e potencialidades atrelados a atuação da EEA/UEFS. Dessa forma, realizou-se, portanto, um planejamento participativo que delineou estratégias para a linha de gestão ambiental da EEA/UEFS num momento oportuno de reestruturação da mesma. As principais estratégias construídas estão relacionadas ao crescimento da EEA, por isso culminaram no surgimento dos produtos técnicos educacionais, propostos neste trabalho, cujo objetivo foi apoiar e dinamizar as atividades da EEA na gestão dos resíduos da Universidade. Assim, a principal contribuição do estudo reside em aprimorar o processo de reestruturação da equipe para que a mesma fortaleça suas ações ambientais tão importantes para a gestão universitária.