ESPAÇO DE CIRANDA INFANTIL: UMA PROPOSTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM COMUNIDADES COSTEIRAS – PEAC/SE


 

 

Autor:

MONY GRAZIELLE BARROS SANTOS

 

 

 

Orientador:

SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA

 

 

Coorientador: ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA

 

 

 

Palavras Chaves:

PEAC

Educação Ambiental Crítica

Espaço Não-Formal

Ciranda Infantil

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informado

 

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFS

 

Ano: 2023

Resumo:

 

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), desde 1999, executa no estado de Sergipe atividades que atendem às condicionantes específicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), visando mitigar os impactos da exploração petrolífera e compensar as comunidades costeiras atingidas socioeconomicamente pelas ações desses empreendimentos. Elaborado segundo os princípios básicos da Educação Ambiental (EA) definidos pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e pelo Decreto que a regulamenta, o PEAC desenvolve projetos na perspectiva da Educação Ambiental Crítica a fim de fortalecer politicamente os atores sociais diretamente atingidos pela exploração de petróleo e gás, através da formação ampliada desses sujeitos, possibilitando a eles uma intervenção qualificada na gestão ambiental pública e no acesso a outras políticas. Desde o seu surgimento, as ações do PEAC estiveram voltadas somente ao público jovem e adulto, não contemplando a participação das crianças. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo demonstrar que os Espaços de Ciranda Infantil podem ser instrumentos educacionais da Educação Ambiental Crítica, auxiliando na formação política do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC). A análise da pesquisa esteve fundamentada no método dialético. A fim de alcançar os objetivos propostos, foram elaborados os seguintes procedimentos metodológicos: fundamentação teórica; pesquisa qualitativa e pesquisas de campo, em que foram realizadas observações livres e participantes, registros fotográficos e a elaboração de uma proposta de atuação teórico-metodológica que possibilite desenvolver práticas de EA Crítica com crianças em espaços de educação nãoformal. Com o propósito de apresentar o processo de construção e os resultados da pesquisa, foram utilizados instrumentos de dados como: quadros, figuras, fotografias e vídeo. Ao final da pesquisa, conclui-se que as ações desenvolvidas durante a Ciranda Infantil do PEAC contribuíram para a auto-organização e o fortalecimento da autonomia dos sujeitos envolvidos, dentro dos processos formativos promovidos pelo Programa. Por fim, espera-se que o instrumento educacional desta pesquisa contribua para que outras educadoras e educadores sintam-se estimuladas(os) a implementar e/ou atuar em espaços de educação não-formal, desenvolvendo ações e práticas de Educação Ambiental com o viés crítico para/com o público infanto-juvenil.

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