ESPAÇO MANGAL: UM GUIA VIRTUAL PARA O ENSINO DE IMPACTOS ANTRÓPICOS EM ÁGUAS DE AMBIENTES COSTEIROS


 

Autor:

FABIANA DO CARMO SANTANA

 

 

 

Orientador:

JARCILENE SILVA DE ALMEIDA CORTEZ. 

 

Coorientador:

OTACÍLIO ANTUNES SANTANA

 

 

 

Palavras Chaves:

Análise de água

Água de manguezais

Museu de ciências

Prática de campo

Questionário online

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2020

Resumo:

 

Os manguezais são áreas costeiras de grande contribuição ecossistêmica, mas nem todos conhecem seu real valor. Além de sofrer preconceito por suas características naturais, sofrem com as agressões dos impactos antrópicos. Os mais comuns são o lançamento indevido de resíduos orgânicos e industriais, que afetam diretamente as águas salobras deste ambiente, comprometendo o desenvolvimento de todo um ciclo vital. Neste sentido, o presente trabalho sistematizou um objeto educacional para uso da docência, que auxilie na prática de ensino de parâmetros hídricos de qualidade da água de ambientes costeiros. Trata-se do Guia Virtual Espaço Mangal, que tem como público alvo estudantes do Ensino Médio. O presente produto encontra-se disponível no site do Espaço Ciência – Museu Interativo de Ciência do estado de Pernambuco, com acesso livre
para a prática da docência, com enfoque nas áreas Biologia, Química e Física. O objeto de ensino é estruturado com dois questionários (QUEST’s) para alunos, uma atividade de verificação da aprendizagem e um questionário de validação (professor), desenvolvidos na plataforma Google Drive. Eles são compostos por questões objetivas e coletas de dados quali-quantitativos que convergem durante todo o processo. O produto tem como foco escolas em áreas litorâneas que tenham em seu entorno ambientes costeiros – Manguezal – para a realização da  avaliação da condição de suas águas na prática de campo. Embasado nas práticas metodológicas científicas e seguindo diretrizes das correntes filosóficas da prática docente, a pesquisa atribuiu métodos e técnicas variadas de coleta de dados, caracterizando um estudo de caso fundamentado na observação do espaço amostral. Assim, a metodologia é composta de processos experimentais simples para avaliação das condições da água a partir das descrições de parâmetros com o auxílio de recursos tecnológicos para uso da internet e produção de vídeos dentro das perspectivas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) A validação pelos professores foi realizada por meio da avaliação da demanda do produto de ensino-aprendizagem acerca da temática e a construção do conhecimento por meio da conclusão dos alunos referente às condições do espaço amostral e do corpo d’água estudados. Os resultados indicam a interação entre os grupos durante o processo de ensino aprendizagem sob todas as etapas, considerando seus pontos de vista no que se refere aos efeitos dos impactos antrópicos em águas de manguezais bem como a concepção da situação real local e os efeitos causados no ambiente e na sociedade, proporcionando perspectivas e ideias mitigadoras desenvolvidas entre os estudantes
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