ESSA PET É PANC: EXPLORANDO O POTENCIAL DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NA HORTA ESCOLAR PARA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

VANICE CONCEIÇÃO DE MELO SIMÕES

FERNANDO PERIOTTO

Educação alimentar e nutricional

Educação ambiental

Sequência didática

Não Informada

Não Informado

PROFCIAMB USP

Ano: 2023

O presente estudo destacou a relevância das plantas alimentícias não convencionais (PANC) na horta escolar dado ao fato desses vegetais serem poucos conhecidos e valorizados na alimentação, apesar de apresentarem grande versatilidade e valor nutricional, ideal para a promoção de uma alimentação adequada e saudável. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação de natureza exploratória e cunho descritivo, onde envolveu uma revisão bibliográfica utilizando consultas em bases de dados de pesquisas que referenciavam as PANC no âmbito escolar. Para a avaliação inicial, houve uma roda de conversa e a aplicação de um questionário denominado “compartilhando saberes” aos estudantes do 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir das respostas do questionário e de uma revisão bibliográfica elaborou-se e aplicou-se uma sequência didática (SD) para esse grupo, envolvendo dentre várias atividades, a construção de uma horta suspensa com garrafa PET e o cultivo de PANC. Nessa perspectiva seu objetivo era analisar o impacto da abordagem das PANC na aprendizagem, atitudes e práticas alimentares dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, visando compreender como a integração dessa temática na educação contribui para promover uma alimentação adequada e saudável deste público. Na avaliação final, procedeu-se à degustação de uma receita contendo ora-pro-nóbis e amoras verdes, seguida de testes de aceitabilidade realizados por meio da escala hedônica facial. Posteriormente, realizou-se uma roda de conversa para discutir as aprendizagens decorrentes das atividades da sequência didática. Os resultados dos testes demonstraram uma taxa de aprovação do sabor da receita de 90%, o que constitui um indicativo positivo de que os alunos estão receptivos a novas opções alimentares na sua dieta escolar, incluindo alimentos à base de PANC. Após o desenvolvimento da SD foi possível acompanhar nas falas dos estudantes que a temática trouxe oportunidades para uma nova forma de se relacionarem com uma alimentação adequada e saudável assim, a inclusão das PANC na horta escolar não apenas ofereceu uma experiência prática de cultivo e colheita, mas também sensibilizou os estudantes para a importância da diversificação alimentar e para a valorização dos recursos naturais locais. A utilização da horta PANC como instrumento de educação alimentar e nutricional foi uma estratégia eficaz. Essa abordagem incentivou a diversidade alimentar, o conhecimento sobre nutrição, o cultivo responsável, a sensibilização ambiental e a participação ativa dos indivíduos na busca por uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional