Autor:
EDUARDO GOMES DA SILVA
Orientador: OTACÍLIO ANTUNES SANTANA
Palavras Chaves: Desenvolvimento Cognitivo Ensino e aprendizagem Estratégia didática Sociointeracionismo
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2019 |
Resumo:
A água é essencial para a manutenção de todos os seres vivos na terra, dessa forma deve haver um processo de conscientização e prática da população para preservação desse recurso natural. Essa temática deve ser trabalhada no ambiente escolar com a finalidade de desenvolver novos hábitos sustentáveis. Por ser uma região do agreste setentrional de Pernambuco, com baixa pluviosidade, houve a necessidade de desenvolver estratégias de captação e reutilização da água. Um sistema de ensino foi sistematizado, a partir da construção de um jogo de tabuleiro como uma ferramenta lúdica para se trabalhar a diversidade de conteúdos ligados à temática central. Neste contexto, o referido trabalho objetiva produzir um jogo físico de baixo custo a partir da identificação de técnicas de captação e de reaproveitamento da água, para aprendizagem lúdica no Ensino Médio. E como estratégia de ensino a teoria sociointeracionista que demonstra a importância da interação do indivíduo com diferentes fatores contribuintes para o processo de aprendizagem. A referida pesquisa foi baseada na metodologia Design-Based Research (DBR), por apresentar investigações inovadoras no campo das ciências da cognição, tendo como ambiente de estudo a Escola de Referência em Ensino Médio Justa Barbosa de Sales, localizada no município de Vertente do Lério-PE. A partir do reconhecimento dos contextos da realidade dos moradores sobre o abastecimento da água, foi construído um jogo de tabuleiro, na qual contribuiu na propagação de informações básicas para captação e reutilização da água. O jogo de tabuleiro “Para não faltar água” foi desenvolvido em parceria com educadores de biologia e geografia, sendo analisado e testado inicialmente, com características expositivas (por meio de cartas), cooperativas e competitivas. A ferramenta lúdica ajudou na abordagem de subtemas como: captação de água da chuva e características hídricas, reutilização e estratégias para economizar água. A confecção do lúdico segue as etapas: construção do tabuleiro; elaboração das regras; e sua respectiva aplicação. O produto foi aplicado com educadores que não participaram da construção da ferramenta didática, despertando o interesse dos mestres na busca de métodos diferenciados para um ensino de qualidade. Entre os educandos a aplicação proporcionou uma aprendizagem significativa por meio de interações sociais, promovendo rendimentos satisfatório, despertando curiosidades em |
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