ESTRATÉGIAS DE ACESSO E USO DA ÁGUA ENTRE OS MORADORES DO BAIRRO JAVARIZINHO EM BENJAMIN CONSTANT – AM

JOAB ARAUJO DOS SANTOS

PEDRO HENRIQUE COELHO RAPOZO

Percepção ambienta

Bem comum

Políticas públicas

Resiliência

Não Informado

Comunidade, saúde e ambiente

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2018

A água é fundamental para que haja vida no planeta. No entanto, ainda existem muitas pessoas que ainda não tem acesso a água tratada em quantidade suficiente. A água, infelizmente está deixando ser um bem comum, e passando a ser um bem de valor econômico. Outro fator importante a ser considerado é falta de políticas públicas destinadas aos moradores. Podemos destacar ainda a questão da degradação ambiental. A pesquisa é do tipo estudo de caso e teve como procedimento inicial o levantamento da percepção ambiental dos moradores do bairro Javarizinho, na cidade de Benjamin Constant – AM, verificando como esses acessam a água, qual a relação dos mesmos com o rio Javarizinho, e os igarapés existentes no bairro, como o pulso dos rios influenciam no cotidiano de vida dos moradores. Durante a pesquisa pode-se perceber que existem muitas residências que não possuem água encanada. Isso obriga os moradores a utilizarem a água diretamente do rio, muitas vezes sem nenhum tratamento. Percebeu-se ainda que o rio Javarizinho possui grande relevância social e econômica, pois o mesmo é utilizado para a pesca, lazer, transporte, uso doméstico, agricultura, turismo. No entanto, existe um alto índice de doenças de veiculação hídrica no bairro pelo fato do esgoto ser despejado diretamente no rio sem nenhum tratamento, e pela grande quantidade de lixo que é descartado nele. Fica claro que mesmo o rio sendo utilizado de múltiplas formas, ainda é preciso trabalhar muito com os moradores, bem como os fazedores de políticas públicas visando sensibilizá-los da importância da conservação do bem comum. Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental na formação dos discentes, pois ensinar ciências ambientais é fundamental para termos mais qualidade de vida e consequentemente, garantir um ambiente saudável para a atual e as futuras gerações. Com o resultado da pesquisa foi desenvolvido uma cartilha com o objetivo de ensinar ciências para discentes de educação básica.

Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional