ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ANA DA COSTA FALCÃO, DISTRITO DE MERCÊS, SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BAHIA


 

Autor:

LUCIANA SOUZA LIMA

 

 

 

Orientador:

CARLOS CÉSAR UCHOA DE LIMA

 

 

 

Palavras Chaves:

Educação Ambiental emancipatória

Práticas pedagógicas

Realidade socioambiental

Criticidade

Sustentabilidade

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEFS

 

Ano: 2021

Resumo:

 

A ausência de efetividade das práticas pedagógicas em Educação Ambiental, bem como as dificuldades para sua inserção nas escolas é uma realidade preocupante e que precisa de urgentes adequações e mudanças. A presente pesquisa busca contribuir com a produção de conhecimentos que visem a promoção de estratégias de práticas pedagógicas voltadas à inclusão efetiva da Educação Ambiental no ensino formal, através do planejamento e realização de atividades pedagógicas relacionadas aos aspectos socioambientais da escola em estudo, como estratégia emancipatória, que possa vir a contribuir com a conscientização ambiental, criticidade e sustentabilidade, fazendo o estudante se perceber como um ser intrínseco e indissociável ao meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Ana da Costa Falcão, situada no distrito de Mercês, no município de São Gonçalo dos Campos – BA, localizado a 108 km de Salvador e foi iniciada com a aplicação de avaliações diagnósticas com os discentes, objetivando a obtenção de informações da realidade socioambiental da comunidade. Com os dados gerados, foram planejadas e realizadas diversas atividades pedagógicas, tais como: a elaboração de gráficos com os resultados gerais das diagnósticas, que foram disponibilizados em murais da escola; formação de equipes, tendo como critério de organização, o mesmo local de moradia; elaboração de poemas e registros fotográficos do lugar onde moravam; confecção de painéis representando aspectos da fauna e flora da região e das principais atividades profissionais das famílias; revitalização da área verde da escola (jardim e horta); realização de uma feira livre para comercialização dos produtos cultivados e produzidos pelas famílias, bem como exposição de algumas atividades pedagógicas; e, por fim, a otimização de espaços ociosos da escola, com a criação de uma biblioteca e de uma sala para reuniões.. Como produto final da pesquisa, foi produzido um site, criado com os dados obtidos a partir da pesquisa, valorizando a realidade socioambiental e cultural da comunidade em estudo, buscando garantir o retorno da pesquisa à comunidade. Desse modo, percebe-se que ainda há uma necessidade de realização de estudos avaliativos que promovam o aprimoramento das ações pedagógicas voltadas ao campo ambiental, visando a sua inclusão sustentável no cotidiano escolar.

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