ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O MANEJO ADEQUADO DOS RESÍDUOS LABORATORIAIS DO CETEP RECÔNCAVO

KARINE SANDE BARRETO

CARLOS CÉSAR UCHÔA DE LIMA

Coorientador:

ZANNA MARIA RODRIGUES DE MATOS

Resíduos de Serviços de Saúde

Educação Ambiental

Consciência crítica

Não informada

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2019

O ambiente laboratorial é um gerador de resíduos de diversas naturezas, fazendo-se necessário uma correta destinação de seus rejeitos, o que ainda não é realizado plenamente em várias instituições. Porém, uma vez geradores de resíduos, as instituições não podem mais negligenciar sua responsabilidade. A gestão e o gerenciamento dos resíduos devem ser discutidos, disseminados e implantados nas instituições, não apenas com intuito de redução de impactos ambientais, mas, principalmente, visando à educação ambiental de estudantes e profissionais. Nesse cenário, a Educação Ambiental constitui um instrumento importante de conscientização, proporcionando conhecimentos para uma atuação crítica de indivíduos e grupos. Diante dessas considerações, este trabalho tem por objetivo desenvolver estratégias de Educação Ambiental para o manejo adequado dos resíduos laboratoriais do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa através de uma pesquisa colaborativa. O estudo utilizou observação assistemática, com registros fotográficos e aplicação de questionários semiestruturados para diretor e professores que utilizam o laboratório da instituição e estudantes do 4º ano do curso técnico em Análises Clínicas. Esta etapa da pesquisa apontou falhas no manejo dos resíduos produzidos no laboratório. Os questionários demonstram que os estudantes não têm apropriação sobre o manejo dos resíduos de serviços de saúde. O gestor tem conhecimento sobre o assunto, mas, ignora como são realizadas as etapas do manejo na instituição. Os docentes demonstram conhecimento sobre manejo dos resíduos, mas muitos não o realizam adequadamente. Foi embasado nesses resultados, que desenvolvemos as estratégias de Educação Ambiental para abordar a problemática ambiental identificada. Foram realizadas oficinas com os estudantes, visando troca de saberes que culminou com um processo de sensibilização, discussão e construção dos produtos. Durante essa etapa, observou-se que, ao utilizar diferentes estratégias de Educação Ambiental, com criação de situações significativas e reais de ensino e aprendizagem, proporcionou-se aos estudantes a possibilidade de se tornarem sujeitos ativos no processo de construção de seu próprio conhecimento, incorporando posturas éticas, de consciência cidadã, de compromisso social, atuando de forma responsável para com o Resíduos de Serviço de Saúde. O desenvolvimento de um olhar crítico e mais aprofundando sobre os resíduos sólidos favoreceu a construção do livreto educativo, um dos produtos deste trabalho, elaborado com os estudantes e validado pelos professores da instituição. O outro produto construído foi o Procedimento Operacional Padrão, com a finalidade de garantir a padronização das tarefas realizadas no laboratório, bem como uniformizar a segregação, manuseio e coleta dos resíduos gerados. Concluindo, percebe-se que existem grandes dificuldades e desafios no ensino e gestão dos resíduos de saúde, principalmente nas instituições de ensino básico, porém, há possibilidades de superar esses entraves. Esperamos que os produtos possam contribuir para os estudos e saberes locais, para a formação da consciência ambiental, constituindo como material de apoio relevante à ação dos professores, que, por meio da inserção de estratégias de Educação Ambiental crítica, possam promover a formação de sujeitos críticos dessa realidade.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional