ESTUDO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO

Comunidade, saúde e ambiente

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2023

A utilização de métodos ativos de aprendizagem e a aplicação de diferentes atividades didáticas distribuídas em várias etapas tendo como contexto a temática da garimpagem do ouro na Amazônia, permitiu a idealização de um produto Técnico Tecnológico – Educacional para o ensino das Ciências Ambientais. O trabalho foi realizado em formato de projeto com uso de diferentes ferramentas tecnológicas e aplicação de aprendizagem baseada em projeto e problemas. Estiveram diretamente envolvidos em seu desenvolvimento, discentes dos cursos da modalidade subsequentes do Instituto Federal do Amazonas, campus Humaitá. Com esta pesquisa experimental nos propusemos a identificar como os métodos ativos podem influenciar no ensino e na aprendizagem das Temáticas Ambientais. Com os resultados do experimento e oficinas, desenvolveu-se um produto na forma de uma sequência didática que orienta uma prática pedagógica de diálogo com as Ciências Ambientais. Para a parte experimental do estudo, optou-se por abordagens de análises qualitativas, multivariadas e exploratórias. Para o desenvolvimento das oficinas de ensino tomou-se como base os métodos ativos de aprendizagens. As atividades didáticas baseadas em projeto ocorreram em formato de trabalhos interativos, colaborativos e com uso de ferramentas tecnológicas digitais. Os resultados analisados da forma qualitativa, análise de conteúdo e documental, indicam pontos relevantes e cenário favorável baseado na utilização de sequências didáticas, aplicada a partir de métodos ativos de aprendizagens, bom planejamento e utilização de recursos tecnológicos. Os impactos positivos do projeto aplicado permitiram aos discentes um melhor rendimento e maior motivação para os estudos, quando comparados ao grupo controle, além de uma visão crítica e atualizada a realidade que os cerca, marcada pela problemática e os impactos socioambientais do garimpo no leito do rio Madeira.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional