EXPERIÊNCIAS DA ESCOLA PÚBLICA : A MARATONA DO CONHECIMENTO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PAR ABORDAGEM DE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS

Autora:

ELISANGELA MARIA OCTAVIANO

EDUARDO HARDER

Difusão de práticas educativas

Difusão de práticas de educação ambiental aplicadas ao ambiente escolar

Maratona do Conhecimento

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2019

O presente trabalho busca reconhecer e sistematizar a experiência das “Maratonas do Conhecimento” promovidas pelo colégio Estadual Dra. Zilda Arns Neumann, na cidade de Guaratuba, litoral sul do estado do Paraná, com atenção a suas interfaces pedagógicas e ambientais na construção do conhecimento neste ambiente escolar.
Para tanto, o trabalho foi desenvolvido de modo a contemplar os objetivos que são: sistematizar material administrativo e pedagógico (físico e digital) relacionado à experiência do processo de concepção e institucionalização da “Maratona do Conhecimento”; Elaborar e publicizar um banco de dados com as informações da “Maratona do Conhecimento”; Levantar o histórico da atividade através de consulta a fontes documentais, registros e entrevistas; Resgatar nos diferentes calendários letivos uma linha do tempo com as atividades e temáticas já desenvolvidas e Analisar a efetividade da atividade enquanto proposta alternativa de metodologia educacional em termos de sensibilização ética socioambiental. Essa construção, se deu através dos relatos das experiências obtidas durante o desenvolvimento das atividades relacionadas ao projeto, sistematizadas e apresentadas no desenvolvimento da pesquisa. A fim de atender aos objetivos propostos, lançamos mão de metodologias que se complementaram entre si, sendo estas : pesquisa-ação, entrevistas com grupo focal e entrevistas individuais semi-estruturadas. Abordamos, ainda, contextos e processos inerentes ao Colégio Estadual Dra. Zilda Arns Neumann que são fatores decisivos para o desenvolvimento do projeto nesta escola.