EXPERIMENTAÇÃO E TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: Inserção do Projeto Educa Nordeste no Colégio Estadual de Seabra – BA

LEANDERSON BISPO PIRES

JOSELISA MARIA CHAVES

Coorientador:

NILDON CARLOS SANTOS PITOMBO

Recursos Hídricos

Geotecnologias

Ambiente e Sociedade

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2021

A pesquisa que se iniciou em um período de pandemia da COVID-19, fez com que fossem
modificados alguns parâmetros do projeto de pesquisa inicialmente planejados. Relaciona-se com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de n.o 6 que tem a finalidade de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos, definidos pela Organização das Nações Unidas. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver estratégias pedagógicas com professores de Biologia e Geografia como multiplicadores das ações e atividades desenvolvidas pela Rede Educa Nordeste, com ênfase no uso de geotecnologias, no Colégio Estadual de Seabra, à luz do paradigma da experimentação. O Programa Ciência na Escola do Governo Federal desenvolvido pela Rede Educa Nordeste na Bahia facilita a aplicação de experimentos em sala de aula, desenvolvendo atividades sobre os Recursos Hídricos e as Geotecnologias, temas geradores desta pesquisa. Aspecto metodológico de enfoque qualiquatitativa com professores de Biologia e Geografia do Ensino Médio do Colégio Estadual de Seabra. Divida em etapas: a primeira etapa consistiu na formulação do referencial teórico e diagnose com professores de Biologia e Geografia a respeito da experimentação e das geotecnologias. A segunda etapa teve como foco o Banco de Dados, produção de mapas de localização e temáticos da hidrografia, cobertura e uso do solo e Território de Identidade Chapada Diamantina e a terceira etapa oficina com os professores da Unidade Escolar para a produção de mapas utilizando o QGIS. Os dados coletados por meio das etapas demonstram que os professores apresentam domínios, devido a sua formação específica, tendo experiências profissionais de muitos anos em sala de aula, ao qual trabalham os conteúdos recursos hídricos e as geotecnologias com os estudantes, utilizando a experimentação para propor uma aprendizagem significativa. Os mesmos pretendem realizar curso de capacitação proposto pela Rede Educa Nordeste como formação continuada. Em relação ao Banco de Dados, o programa QGIS se mostrou satisfatório para a elaboração dos mapas de localização do município de Seabra e os mapas temáticos da rede hidrográfica deste mesmo município, carta-imagem e altimetria, além do mapa cobertura e uso dos solos (MapBiomas) e poderá incentivar os professores a inovar no ensino. As oficinas sobre o uso das geotecnologias na Educação Básica proporcionou aos professores novas ferramentas para serem trabalhados em sala de aula. Os avanços científicos e tecnológicos mostram-se que o conhecimento não pode se limitar e que é possível inovar na Educação Básica por meio da experimentação e uso de ferramentas geotecnológicas no ensino de Biologia e Geografia.

Visualizar/Abrir – Produto Educacional