FALAM OS ESTUDANTES BAIANOS: Leituras no contexto da Sindemia COVID-19

Educação e Saúde

Ensino Médio Público

Gestão educacional multiescalar

Papel da escola e do professor nas emergências sociais.

Ambiente e Sociedade

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2022

Desde o fim do ano de 2019, o mundo luta contra o Coronavírus (Sars-Cov-2) e a sindemia causada por ele, a Covid-19, que já afetou milhões de vidas, provocando muitos prejuízos sociais e econômicos nos quatro cantos do mundo. Na educação, com as aulas suspensas, milhões de estudantes tiveram que permanecer em casa e interromper seus estudos. O objetivo deste trabalho é entender de que forma a pandemia do Covid-19 impactou a rotina e a continuidade dos estudos na rede estadual de ensino da Bahia, oferecendo suporte aos diversos níveis de gestão, a partir da “escuta” do estudantes: como eles se sentiram diante do confinamento com seus familiares, informações sobre acesso à internet e tecnologias disponíveis para o recebimento e a realização de atividades virtuais produzidas por seus professores. A pesquisa-ação quali-quantitativa multiescalar e multitemporal, foi desenvolvida de acordo com a realidade pandêmica, sensível ao seu desenrolar, em especial, na Chapada Diamantina, através de questionários distribuídos em redes sociais de professores e estudantes da Rede Estadual, realizados em duas fases. Os resultados produziram uma multiescala espacial, onde foram obtidas 191 respostas na primeira fase, regional, com apenas cinco municípios da Chapada Diamantina. A segunda fase recebeu 455 respostas, com educandos distribuídos em 44 municípios baianos. Em uma análise comparativa entre os resultados das duas etapas, pode-se perceber uma diminuição do número de estudantes em isolamento social na segunda etapa; quanto à tecnologia e acesso à internet, apenas 1/4 dos entrevistados têm computador ou notebook conectado à rede e 50% têm acesso apenas pelo celular via dados móveis. Os resultados mostram também o surgimento de sentimentos negativos associados à pandemia, como ansiedade, irritação e tristeza em maior proporção aos sentimentos de alegria, esperança e solidariedade, o que pode gerar nos adolescentes crises de ansiedade e depressão. Os produtos desta pesquisa somam-se aos demais estudos deste período que visam compreender como se deu o cenário de isolamento social e seu reflexo na educação, servindo de apoio à gestão em diferentes níveis: na discussão de políticas para o ensino público estadual e seus desafios, inclusive de manutenção da saúde psicológica e familiar; no contexto territorial e regional, dos municípios que tiveram respondentes; e para as unidades de ensino médio e professores na construção de planos de ação adequados às indicações estudantis após retorno às aulas, sem excluir os mais necessitados que já sofrem, cotidianamente, muitos outros processos de opressão e exclusão.